Novela “Velho Chico” resumo 18/07: na escola da Gameleira, Martim revive seu passado em uma imagem que ele mesmo capturou com sua câmera. Era um menino que, instantes depois do clique, foi morto durante uma guerra. Ao seu lado, ele tem Beatriz, que apesar de não saber o que ocorreu, se recusa a deixá-lo sozinho, porque percebeu quão abalado o amigo está. Agradecido, o Martim chega a acariciar o rosto da professora, mas é justamente neste momento que Bento chega ao local. Aquilo é o bastante para chatear o vereador, que deixa a escola de imediato. Momentos depois, a professora, sozinha, chora pelo ocorrido, já que não tem sabido lidar com o ciúme do namorado. Martim, porém, chega perto de Beatriz e a incentiva a se acertar com o vereador. Ele justifica as atitudes de Bento e lhe diz que o vereador é forte, não é violento. E de gente forte a gente não precisa ter medo, e sim, respeito. Depois, Martim conversa com Bento sobre Beatriz. O vereador procura a professora e eles fazem as pazes. Beatriz afirma ao namorado que Martim merece seu respeito. Mais tarde, Bento pede desculpas a Martim e se une a Zé Pirangueiro e Damião na tentativa de recuperação do rio São Francisco.
No capítulo 109(*), novela “Velho Chico”, segunda-feira, 18 de julho – Martim alerta Bento sobre Beatriz. Bento e Beatriz fazem as pazes e a professora afirma ao namorado que Martim merece seu respeito.
Olívia confessa a Isabel que tem dúvidas sobre seu amor por Lucas. Afrânio questiona a capacidade de Carlos para se tornar um coronel. Santo, Miguel e Olívia iniciam a plantação com os pequenos produtores.
Bento pede desculpas a Martim e se une a Zé Pirangueiro e Damião na tentativa de recuperação do rio São Francisco. Ceci, Santo, Olívia e Miguel comemoram a chegada da chuva ao sertão.
(*) edição da Rede Globo, Novela “Velho Chico”, sujeito a alteração de data e conteúdo.