O técnico mecânico Cristiano (25), após 13 anos de abuso de álcool e drogas, encontrou no judô uma forma de se reintegrar à família e a sociedade. Ele é um dos jovens que fazem tratamento na Comunidade Terapêutica Renovar, em Mairiporã, parceira do Programa Recomeço, do Governo do Estado de São Paulo, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.
O Programa Recomeço oferece 1.335 vagas em 52 Comunidades Terapêuticas, entre elas a Renovar, com foco na recuperação e reinserção social de jovens dependentes químicos.
Já foram investidos no campo social mais de R$ 22 milhões, incluindo os serviços intermediados pela Febract (Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas), conveniada com o Programa Recomeço.
Com a prática de esportes, como o judô, o jovem aprende a ter mais disciplina, concentração e a valorizar o companheirismo e a lealdade. Há seis meses, uma vez por semana, mais de 20 jovens praticam essa atividade como auxílio à recuperação, e, como Cristiano, estão mostrando resultados significativos no comportamento diário.
O mestre do Judô da “Renovar”, Gilberto Tadeu de Freitas, afirma que os jovens têm respondido de maneira positiva ao esporte. “No Judô aplicamos a disciplina, o respeito ao parceiro, e isso auxilia no desenvolvimento integral do ser humano, em especial, dos residentes que estão em tratamento com transtornos decorrentes do uso abusivo do álcool entre outras substancias psicoativas”, explica o instrutor.
Saiba o que o Governo do Estado está fazendo para enfrentar a questão do crack e de outras drogas no site do .
Do Portal do Governo do Estado SP