Agência FAPESP – O Laboratório de Glicobiologia e Imunoquímica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), oferece uma oportunidade de Pós-doutorado na área de Gliocobiologia com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 25 de janeiro.
O bolsista integrará a equipe do Projeto Temático , que realizará uma avaliação das propriedades biológicas da paracoccina, uma lectina fúngica ligante de quitina e N-acetil-glucosamina, dotada de atividade quitinase.
O trabalho tem como objetivos: clonagem, expressão e purificação de paracoccina deficiente dos domínios de lectina ou enzimático; identificação da especificidade do reconhecimento de carboidratos por paracoccina, frente a um microarray de glicanas; identificação dos sítios críticos de N-glicosilação de TLR4 para o reconhecimento por paracoccina, utilizando técnicas de mutações pontuais e expressão em células HEK dos glicomutantes obtidos; avaliação da participação dos domínios de lectina e enzimático na modulação da resposta imunitária, através de ensaios in vivo e in vitro; e verificação da localização de paracoccina em estruturas de crescimento da célula fúngica, utilizando a técnica de expressão de proteínas fusionadas à GFP e DsRED.
Os candidatos deverão ter conhecimento nas áreas de Biologia Molecular e Celular, Glicobiologia e Imunologia e experiência nas técnicas de clonagem, expressão e purificação de proteínas, em metodologias de cultivo celular e de microrganismos, no estudo de modelos experimentais de infecção, citometria de fluxo e análises de glycoarray. Também é desejável que o candidato tenha conhecimento em técnicas de microscopia eletrônica e confocal e PCR em tempo real.
Os interessados devem enviar declaração de interesse, histórico escolar do doutorado e currículo Lattes atualizado para Maria Cristina Roque Barreira, pesquisadora principal do projeto, no endereço [email protected].
A seleção será feita por meio da análise da documentação encaminhada. As inscrições encerram-se em 25 de janeiro de 2016.
A oportunidade está publicada em .
O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.
Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em .
Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site .