Agência FAPESP – O Instituto Laboratório de Aprendizagem Humana, Multimídia Interativa e Ensino Informatizado (LAHMIEI – Autismo), instalado no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), abriu inscrições para a 3ªturma de pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (ABA). O prazo encerra em 31 de março.
Os interessados devem possuir diploma de graduação em uma das seguintes áreas: Psicologia, Educação, Fonoaudiologia, Medicina, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Educação Física, Fisioterapia, Direito ou áreas afins.
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail [email protected] e as aulas começam no dia 9 de Abril. Os custos podem ser pagos em 34 parcelas de R$ 390.
Mais informações sobre o curso podem ser obtidas no site do Instituto .
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O LAHMIEI é resultado de mais de 35 anos de trabalho em pesquisas na área de Análise do Comportamento. O laboratório está inserido na estrutura administrativa do
Os trabalhos de investigação são desenvolvidos preferencialmente dentro de duas linhas de pesquisa:
(1) Comportamento Verbal;
(2) Processos de Tomada de Decisão;
Dentro da primeira linha, são conduzidos estudos orientados pelo foco das quatro principais teorias comportamentais da linguagem – Comportamento Verbal, Nomeação, Teoria dos Quadros Relacionais e Equivalência de Estímulos. Na segunda linha estão localizados os estudos sobre processos de tomada de decisão, jogos econômicos, comportamentos socialmente relevantes, tais como: generosidade, altruísmo, motivação, risco, adição, autocontrole.
Os estudos, embora experimentais, apresentam relevância para aplicação a problemas de desenvolvimento intelectual e a questões relacionadas a processos de aquisição de linguagem, tomada de decisão, e desenvolvimento de diversos aspectos da cognição. Em função da grande importância da Análise do Comportamento enquanto Ciência que fundamenta os procedimentos e técnicas de intervenção em indivíduos com o transtorno do espectro autista (TEA), estudos que envolvam esta população são fortemente encorajados no laboratório. Exemplos de estudos desta natureza são aqueles que tratam de investigar variáveis que possam tornar procedimentos de avaliação de itens de preferência mais eficazes.
Esses estudos também servem como base para investigar questões relacionadas a motivação e aquisição de elementos iniciais de linguagem, mandos, tatos e demais operantes verbais. Também são realizados estudos que visam investigar a aquisição de repertório de ouvintes e falantes assim como a descrição de sua interação. Ao longo do tempo, incentiva-se e espera-se que um número gradativamente maior de estudos se direcione a solucionar problemas práticos de intervenção na população com TEA, sem abandonar a tradição de rigor científico do laboratório.