O Governo do Estado de São Paulo deu início à . E para evitar a queda do número de doadores durante o período de imunização, a Pró-Sangue incentiva a doação preventiva.
Como a vacina contra a gripe constitui um impedimento temporário à doação de sangue, o ideal é que as pessoas realizem esse gesto solidário antes de se vacinarem. Caso já o tenham feito, devem aguardar por 48 horas de forma que estejam novamente aptas à doação.
Nesse sentido, é importante que os candidatos que pretendem tomar a vacina atentem bem a esse intervalo. De preferência, o ideal é que façam a doação antes da imunização.
Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto. Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes.
Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação (clique aqui).
Veja as medidas diárias de higiene recomendadas pela Pró-Sangue:
Algumas medidas de higiene e a adoção de hábitos simples são fundamentais para evitar a gripe e diminuir a circulação dos vírus.
Seguindo as seguintes dicas, você diminuir as chances de se contaminar, poupando a sua saúde.
Lave sempre as mãos com água e sabão líquido ou álcool gel.
Evite ambientes fechados e aglomerados que facilitam a transmissão de doenças respiratórias.
Use lenço descartável para higiene nasal.
Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca.
Higienize ou lave as mãos após tossir ou espirrar.
Não divida objetos de uso pessoal, como toalhas de banho, talheres e copos.
Em ambientes públicos, evite tocar em superfícies do tipo maçanetas, interruptores de luz, chave, caneta, torneira, entre outros.
Evite o uso de bebedouros públicos. Dê preferência a copo ou garrafa plástica de uso pessoal.
Tente não entrar em contato com doentes. Diante da impossibilidade, mantenha distância de pelo menos um metro e lave sempre as mãos. Evite passar as mãos no rosto, olhos, nariz e boca.
Ventile os ambientes.
No mais, as pessoas que estiverem com sintomas de gripe devem procurar orientação médica.
As informações são da .
Do Portal do Governo do Estado SP