“Melhor do que dar o pão é ensinar a fazer”. E foi com esse lema que surgiu um dos projetos de maior sucesso da do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, o Fussesp. Durante o curso de um dia de duração, os alunos aprendem a fazer 10 tipos de pães, além de receberem noções de ética, higiene e cidadania. Desde 2011, foram qualificadas 69.384 pessoas.
O objetivo do programa é formar agentes multiplicadores por meio da capacitação de duas pessoas por entidade social ou Fundos Municipais que, ao voltarem para suas comunidades, terão o compromisso de transmitir os conhecimentos e habilidades adquiridas a outras pessoas. No estado, já foram capacitados mais de 20 mil agentes, além de pessoas vindas de 17 estados brasileiros e outros países como Paraguai e Angola.
Para a presidente do Fussesp, Lu Alckmin, o curso é uma oportunidade de aprender sobre a produção de pães saborosos e de valor comercial, gerando renda para as pessoas.”
Atualmente, o projeto está presente em três unidades próprias do Fundo Social ().
Quem pode participar
Qualquer pessoa maior de 16 anos de idade pode participar. O interessado deve se inscrever por telefone e apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. A maioria dos alunos, porém, vem de instituições que ajudam crianças e jovens por meio de diferentes projetos e, por isso, acabam se tornando multiplicadores.
Veja os dez tipos de pães, feitos com vegetais e frutas, produzidos na Padaria Artesanal:
– Rosca de coco
– Pão recheado com maçã
– Pão integral
– Pão de forma
– Pão de beterraba
– Pão de batata com queijo cremoso
– Pão de ervas
– Pão caseiro recheado com presunto e queijo
– Pão de mandioca com azeitona
– Pão de cenoura com goiabada
SERVIÇO
Projeto Padaria Artesanal – Inscrições abertas
Escola de Qualificação do Fussesp
Mais informações: (11) 2193-8969
Do Portal do Governo do Estado SP