Para evitar problemas de última hora, quem estiver programando viagem no período das férias deve prestar atenção à validade dos documentos, pois a procura pelos serviços de atualização de documentação pessoal aumenta nesta época do ano. O Poupatempo SP, que já prestou mais de 545 milhões de atendimentos e foi eleito pelo terceiro ano consecutivo como o ‘melhor serviço público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha, ressalta que é necessário agendamento antecipado.
A melhor forma de marcar a ida ao é com o aplicativo ‘SP Serviços’. Basta baixar o aplicativo no celular ou tablet e escolher o dia e hora em que deseja ser atendido. Também é possível agendar gratuitamente pelo portal Poupatempo ou pelo Disque Poupatempo: 0800 772 36 33. O horário de atendimento pelo telefone é de segunda a sexta, das 7h às 20h e aos sábados, das 6h30 às 15h.
Para facilitar a vida dos cidadãos, o Poupatempo está testando um atendente virtual, o Poupinha. O Poupinha atende por meio de chat e ajuda agendar atendimento em qualquer uma das 72 unidades fixas do Poupatempo.
O prazo para emissão de segunda via da Carteira de Identidade (RG), por exemplo, é de até cinco dias úteis. O mesmo vale para primeira via da carteira para menores de 18 anos. Para a primeira via do RG de maiores de idade, caso de quem tem o documento de outro Estado e agora vai tirar pela primeira vez em São Paulo, o prazo é de até dez dias úteis. Isso acontece devido à necessidade de consulta sobre eventuais pendências judiciais.
Para quem vai viajar pelo Mercosul, o Poupatempo lembra que brasileiros podem se identificar apresentando apenas a cédula de identidade, desde que a data de emissão do documento não seja superior a dez anos.
Muitas empresas aéreas já barram o viajante no embarque por causa da exigência do documento atualizado. Quando isso ocorre, o Poupatempo Guarulhos pode emitir uma segunda via provisória mediante a apresentação do bilhete de viagem. Entretanto, o documento provisório só vale por 90 dias.
Do Portal do Governo SP