Agência FAPESP – A USP, a Unicamp e a Unesp, em parceria com o Consulado Geral da França em São Paulo/Instituto Francês do Brasil (IFB), lançam, pelo sétimo ano consecutivo, uma chamada de propostas no marco do programa de “Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo”. O prazo para envio de propostas termina em 10 de novembro de 2017.
Destinadas para professores ou pesquisadores de instituições francesas de pesquisa e ensino superior, públicas ou privadas, essas cátedras têm como objetivo apoiar novas colaborações e projetos sobre temas emergentes, bem como fortalecer o desenvolvimento de cooperações de excelência preexistentes.
Co-dirigidas com um professor anfitrião brasileiro, o programa é uma oportunidade para desenvolver e estruturar colaborações entre instituições francesas e as universidades do Estado de São Paulo por meio de atividades de pesquisa, de ensino e de divulgação científica.
Os projetos deverão ser enviados até 10 de novembro de 2017 aos responsáveis das relações internacionais das universidades paulistas e ao Consulado Geral da França em São Paulo. Para a USP, ao professor Raul Machado Neto ([email protected]). Para a Unicamp, ao professor Mariano Laplane por e-mail aos cuidados de Clara Orzechowski ([email protected]).
Para a Unesp, interessados devem contatar o professor José Celso Freire Junior ([email protected]). E para o IFB, Gérard Perrier, por e-mail aos cuidados de Aurianne Megdoud ([email protected]).
O comitê de seleção informará os resultados aos candidatos até 15 de dezembro de 2017.
Mais informações sobre as inscrições, o programa e a oportunidade no edital, disponível no .