Agência FAPESP – O Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) abriu inscrições para o Programa Internacional de Pós-Doutorado 2017. O programa selecionará até 15 doutores de diferentes nacionalidades, formados no Brasil e no exterior, e terá duração e um ano. O prazo de inscrição encerra em 28 de fevereiro.
O Programa tem por objetivo completar a formação de doutores proporcionando-lhes uma experiência interdisciplinar para lidar com temas que requerem abordagens que ultrapassem as fronteiras das disciplinas nas quais foram treinados.
Os interessados devem ter o título de doutor em antropologia, ciência política, demografia, direito, economia, filosofia, história e sociologia, com interesses de pesquisa relacionados aos temas estudados nos núcleos de pesquisa do Cebrap.
Para mais informações sobre o programa e sobre o processo de seleção, acesse .
Outras informações estão disponíveis no site .
—
Fundado em 1969, por um grupo de professores, em sua maioria afastados das universidades pelo regime militar, o Cebrap destacou-se na cena nacional com seminários, publicações e pesquisas marcados por um caráter de resistência política e produção de conhecimento crítico independente.
Ativo há mais de quatro décadas, o Cebrap – uma instituição sem fins lucrativos – já realizou mais de 500 projetos de pesquisa, trabalhou com cerca de 200 parceiros nacionais e internacionais e se consolidou como centro de pesquisa em humanidades de alto padrão, referência na produção de conhecimento de ponta nas diferentes ciências sociais, na filosofia como também na crítica literária e artística, albergando alguns dos maiores intelectuais do país, e funcionando como fórum de debate sobre os grandes problemas nacionais. O Cebrap é o 14º melhor think tank da América Latina e Caribe, entre todas as categorias definidas, e está entre os 40 melhores do mundo na categoria “Outstanding Policy-Oriented Research Programs”, segundo ranking da Universade da Pensilvânia, de 2013.
O Cebrap é hoje um centro de pesquisa globalizado, com parcerias internacionais de longa duração com institutos, universidades, agências de fomento e associações civis, principalmente de Europa e Estados Unidos, como também de Índia, África, China e América Latina.
O foco do Cebrap é a análise e intervenção na realidade brasileira, com um estilo de trabalho próprio, que enfatiza a comparação, combina especialização e interdisciplinaridade, em diálogo constante entre as diferentes perspectivas teóricas e metodológicas de seus antropólogos, cientistas políticos, demógrafos, economistas, filósofos, historiadores, juristas e sociólogos.