Novela “A Escrava Isaura” resumo 13/02: no capitulo 026 (*), novela “A Escrava Isaura”, segunda-feira, 13 de fevereiro, Almeida quer vender Isaura para arrecadar dinheiro. Leôncio deixa Malvina sozinha no quarto. Malvina vai ao quarto de Isaura. Leôncio corrompe o tabelião. Gioconda e Tomásia cuidam de Gabriel. Malvina flagra Leôncio no quarto de Isaura. Francisco encontra o sargento e fala que Gabriel incendiou o café. Helena ensina Rosa a falar, ler e escrever. Miguel ajuda Gabriel. Leôncio exige a prisão de Gabriel.
Sargento vai a casa de Tomásia. Malvina e Isaura se surpreendem com o atraso do tabelião. Sebastião chama Rosa de filha. Bernardo recebe a carta de alforria. Leôncio rouba o testamento de Almeida. Leôncio tem medo de apanhar tísica. Malvina manda Belchior chamar o tabelião. Gioconda e Tomásia temem a retaliação de Leôncio. Leôncio comemora o roubo do testamento de seu pai e planeja incendiar a casa de Tomásia.
Almeida descobre que Leôncio roubou o testamento. Isaura conta a Malvina sobre o roubo do testamento. O tabelião derrama um copo de vinho sobre Belchior. Malvina tira satisfações com Leôncio. Rosa não aceita os conselhos de João e Joaquina. André chega à cidade e encontra Miguel. Leôncio pede a separação de Malvina. Almeida chama Leôncio ao quarto.
(*) edição da Rede Record, Novela “A Escrava Isaura”, sujeito a alteração de data e conteúdo.