Novela “A Escrava Isaura” resumo 17/02: no capitulo 030 (*) da novela “A Escrava Isaura”, sexta-feira, 17 de fevereiro, Almeida quer falar com Leôncio. Leôncio ameaça Miguel. André foge. Leôncio promete recompensa para quem prender André. Tomásia acolhe André. Leôncio diz que vai hipotecar a fazenda. Almeida chora. Rosa está na dúvida se foge com André ou fica em casa de Sebastião. Leôncio atormenta Almeida que o amaldiçoa. Isaura e Almeida lembram-se de Gertrudes. Almeida pede para dar a última volta na fazenda e pede perdão a Isaura. Leôncio não quer despedir-se de seu pai. Almeida morre. Isaura desespera-se e dá a notícia a Leôncio e Malvina.
Contra a própria vontade, Leôncio chora. Belchior consola Isaura. Sebastião fica consternado com a morte de Almeida. Isaura tem medo porque agora Leôncio é seu dono. Isaura cuida do corpo de Almeida. Malvina escuta Leôncio importunar Isaura. Malvina discute com Leôncio. Gabriel, Bernardo e André preparam-se para voltar ao quilombo. Miguel vai ao velório. Malvina diz a Isaura que vai embora. Sebastião e Henrique chegam ao velório. Henrique propõe fugir com Isaura. Gabriel encontra Helena depois é apanhado por Henrique que lhe aponta uma arma. Gioconda confessa a Tomásia que Gabriel pode ser filho de Sebastião. Henrique aceita o namoro de Helena e Gabriel.
André convida Henrique para trabalhar no garimpo. Miguel discute com Leôncio. Gioconda recebe o sobrinho Diogo (Lugui Palhares). Isaura chora de desespero. Malvina diz a Leôncio que se vai embora. André reencontra João e Joaquina. Gabriel despede-se de Helena. Gabriel leva um tiro e fica sem o movimento das pernas. Almeida é enterrado. Álvaro (Théo Becker) e Geraldo (Caio Junqueira) disputam corrida a cavalo. Perpétua (Sylvia Bandeira), Estela (Aldine Miller) e Branca (Renata Domingues) conversam sobre a abolição. Malvina despede-se de Leôncio. Isaura lamenta-se a Henrique. Rosa tem medo de Malvina.
(*) edição da Rede Record, Novela “A Escrava Isaura”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
A Escrava Isaura é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Record de Televisão e exibida entre 18 de outubro de 2004 e 29 de abril de 2005, totalizando 167 capítulos, 27 a mais que o originalmente previsto. Escrita por Tiago Santiago, Anamaria Nunes com colaboração de Altenir Silva e dirigida por Herval Rossano, Fábio Junqueira, Emílio Di Biasi e Flávio Colatrello Jr., é inspirada no romance homônimo de 1875, escrito por Bernardo Guimarães. A obra foi um sucesso logo após ser publicada, em parte pelo apelo feminino em razão do sentimentalismo do enredo. O livro toca em pontos abolicionistas, que eram controversos na época e é considerado um marco na literatura abolicionista brasileira.