Novela “A Gata” resumo 16/01: Perla e Silencioso dizem a Esmeralda que vão renovar seus votos matrimoniais. Paulo entrega a Esmeralda um anel de compromisso e a pede em casamento. Ela aceita. Enquanto isso, Lorena se queixa com Augusto que seus filhos a rejeitam. Ela afirma que Mariano já estava a agir assim com ela, mas agora Paulo também. Augusto diz que se sente muito mal. Lorena, com desprezo, responde que a única coisa que lhe importa são seus filhos. Assim, ele pode morrer que ela não vai sentir falta. Começa a cerimônia religiosa dos votos matrimoniais de Silencioso e Perla. Augusto morre. Silencioso e sua família, em sinal de respeito, comparecem ao funeral de Augusto. Silencioso diz a Esmeralda que o tempo o ensinou a não guardar mais rancor e que, diante da morte, ninguém pode ser insensível. Esmeralda pede a seu pai que, assim como perdoou Augusto, que ele também perdoe Lorena e desista da ideia de mandá-la para a prisão.
No capítulo 111(*), novela “A Gata”, segunda-feira, 16 de janeiro – Perla e o Silencioso dizem a Esmeralda que vão renovar seus votos matrimoniais. Paulo entrega a Esmeralda um anel de compromisso e pede ela em casamento. Ela aceita. Lorena se queixa com Augusto de que seus filhos a rejeitam. Ela afirma que Mariano já estava agindo assim com ela, mas agora Paulo também. Augusto diz que se sente muito mal. Lorena, com desprezo, responde que a única coisa que lhe importa são seus filhos. Assim, ele pode morrer que ela não sentirá falta.
Pedro vai atrás de Jacira e diz que não importa seu passado, só o presente e o futuro que deseja compartilhar com ela. Ele pergunta se podem começar uma relação. Jacira, muito feliz, aceita. Começa a cerimônia religiosa dos votos matrimoniais de Silencioso e Perla. Augusto morre. O Silencioso e sua família, em sinal de respeito, comparecem ao funeral de Augusto. O Silencioso diz a Esmeralda que o tempo o ensinou a não guardar mais rancor, e que diante da morte ninguém pode ser insensível. Paulo e Esmeralda caminham pelo lixão.
Gisele, disfarçada, os observa. Esmeralda, ao vê-la, diz que aquela mulher a causa calafrios. Xavier diz a Manuel que aceitou uma oferta de trabalho na Alemanha e vai se despedir de Esmeralda. Esmeralda pede a seu pai que, assim como perdoou Augusto, quer que ele também perdoe Lorena e desista da ideia de mandá-la para a prisão. Chega o dia do casamento de Esmeralda e Paulo. Lorena mal consegue expressar o desgosto que essa união a provoca.
(*) edição do SBT, Novela “A Gata”, sujeito a alteração de data e conteúdo.