Novela “Dois Irmãos” resumo 12/01: Após ter ficado cinco anos no Líbano, Yaqub está a se esforçar para tentar reaprender a viver em Manaus e tem se dedicado, principalmente, aos estudos. Já Omar está cada vez mais indisciplinado. Durante uma aula no colégio onde estuda, o caçula dos gêmeos perde o controle quando o professor o compara com seu irmão. Revoltado, ele acaba por debochar do educador e recebe uma punição: ficar ajoelhado no chão do pátio, com o sol em sua cabeça e um chapéu escrito burro. Enquanto isso, Yakub resolve uma difícil equação no colégio e é elogiado pelo professor. Omar espanca Padre Bonislau, depois de ser castigado por ele. Zana não consegue impedir a expulsão de Omar da escola. Omar se embriaga em um bordel. Padre Bonislau aconselha Yakub a deixar a cidade. Omar volta para casa embriagado e Zana o acolhe.
No capítulo 004(*), novela “Dois Irmãos”, quinta-feira, 12 de janeiro –Omar se atrasa para a escola e Halim se enfurece. Yakub resolve uma difícil equação no colégio e é elogiado pelo professor. Omar espanca Padre Bonislau, depois de ser castigado por ele.
Zana não consegue impedir a expulsão de Omar da escola. Omar se embriaga em um bordel. Padre Bonislau aconselha Yakub a deixar a cidade. Domingas dá à luz Nael. Omar volta para casa embriagado e Zana o acolhe. Halim leva Nael para ser batizado. Halim desafia Azaz para um duelo.
Omar e Yakub discutem, e o pai os enfrenta. Abelardo tenta alimentar os macacos. Omar inicia em outra escola e se identifica com o professor Laval. Zana se orgulha ao ver Yakub com a farda de espadachim. Halim flagra Omar dormindo com uma mulher na sala de casa.
(*) edição da Rede Globo, Novela “Dois Irmãos”, sujeito a alteração de data e conteúdo.