Novela “Os Dez Mandamentos” resumo 16/11: no capitulo 083 (*) da novela “Os Dez Mandamentos”, quinta-feira, 16 de novembro, Leila tenta disfarçar a apreensão, mas concorda. Karoma e Ikeni namoram, a jovem nota a preocupação do soldado e ele demonstra chateação por perceber que Bakenmut tem uma maior confiança do rei. Nayla confessa a Tuya a preocupação em Yunet se tornar mãe de uma rainha. Tuya discorda de Nayla e acredita que Yunet é arrogante, mas com um bom coração. Moisés e Zípora marcam a data do casamento e Jetro fica extremamente feliz. Nefertari vai ao encontro de Paser para agradecer ao pai por toda a ajuda. Ramsés aparece e convida a noiva para um passeio. Simut chega e pede a atenção de Paser que atende espantado. Jetro reúne Moisés e as filhas para uma reunião familiar. As jovens esperam ansiosas para saber o quer está acontecendo. Para o espanto de todas e raiva de Betânia, Jetro anuncia o casamento de Moisés e Zípora.
Jaque, Adira, Jerusa e Damarina ficam surpresas com a notícias do casamento de Zípora e Moisés, enquanto Betânia se choca com a notícia. Jetro se dirige até Betânia e diz que espera estar feliz pelo casamento da irmã. Cínica, Betânia cumprimenta o casal. Uri volta muito feliz ao palácio para trabalhar novamente com o pai. Betânia destila seu veneno contra Zípora, diz que a irmã é fingida e promete vingança. Nefertari diz para Ramsés que está um pouco nervosa com o casamento. Eles se lembram de Moisés e o faraó pergunta se ela ainda pensa nele. Nefertari diz que Ramsés é o homem que escolheu para se casar e pede para não tocar mais nesse assunto. Leila não esconde a tristeza de Uri ter voltado para o palácio. Hur conta que está encantado por Miriã e Uri fica contente pelo pai estar conseguindo esquecer o amor que sente pela princesa Henutmire e adverte Hur para não magoar os sentimentos de Miriã.
Menahem diz para Baruk que pretende se casar com Adira e deixa o pai assustado. Adira diz para Zípora que não consegue tirar Menahem da cabeça. Baruk diz para o filho arrumar outra mulher para se casar, mas Menahem diz que não irá desistir de Adira. Nefertari experimenta seu vestido de noiva e deixa Yunet radiante de alegria. Alguns dias se passam e chega o dia do casamento. Yunet ganha status como mãe da futura rainha e deixa de servir a princesa Henutmire. As duas conversam e Henutmire entrega uma joia de presente para Yunet como forma de agradecimento pela amizade. Falsa, Yunet diz para a princesa que ela não precisava se preocupar.
Adira chora de saudades de Menahem e se abre com Jaque. Jetro se mostra desanimado em ver a tristeza da filha, mas diz que jamais daria a mão de Adira para um filho de Baruk. Moisés diz para Zípora que irá conversar com Menahem e pedir para o rapaz se explicar com Adira. Aníbal provoca o irmão ao falar de Adira e os dois partem para a briga. Leila se mostra chateada com Uri, que jamais voltou à vila para ver a família. Orsokon vai até a casa de Leila e pergunta por Uri, cobrando as joias que foram roubadas. Anrão diz que não irá para o cortejo do faraó pois Ramsés parece ter se esquecido do povo hebreu. Joquebede nota que Miriã está mais feliz após a visita de Hur.
Para não perder o costume, Yunet mais uma vez provoca Nayla. Bakenmut vai atrás de Yunet e diz que a amante está maravilhosa e os dois marcam encontro no santuário. Os dois não reparam que Nayla ouve a conversa e fica chocada com o que acabou de presenciar. O jogador vai até a casa de Apuki e arromba a porta deixando Judite em pânico. Simut percebe que Bakenmut irá se encontrar com Yunet e chama Paser. Desconfiada, Nayla também segue os amantes até o santuário. Paser flagra a mulher com o amante e pede para que Bakenmut e Simut saiam. Escondida, Nayla ouve a conversa entre Paser e Yunet, que confessa que Nefertari é na verdade, filha de Bakenmut. Nayla e o sacerdote ficam chocados com a revelação.
(*) edição da Rede Record, Novela “Os Dez Mandamentos”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
“Os Dez Mandamentos” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela RecordTV, tendo sua primeira temporada exibida entre 23 de março e 23 de novembro de 2015 em 176 capítulos, substituindo Vitória, e sendo substituída pela reprise de Rei Davi. A segunda temporada foi produzida pela Casablanca e exibida de 04 de abril a 04 de julho de 2016 em 66 capítulos, substituindo a reprise de Sansão e Dalila e sendo substituída por A Terra Prometida.