Novela “Querida Inimiga” resumo 23/01: Omar e Zulema descobrem que Hortência e Jaime já estão em liberdade e se deprimem, mas pensam que precisam estar felizes para o casamento de Diana e Bruno. Hortência e Jaime voltam para a mansão. Vasco pede que Bárbara embale suas coisas, pois vão embora da casa. Vasco leva Bárbara para um hotel para que vivam ali, mas ela não aceita a situação. Hortência e Sara conversam depois da festa de boas-vindas e a senhora pede um exame de DNA para comprovar que ela é sua neta. Sara garante que jamais mentiria sobre algo assim. Hortência diz que então ela não vai ter problema em fazer um exame de DNA. Sara fica desesperada e tenta elaborar um plano para burlar o exame. Depois de pensar muito, Sara vai até o quarto de Hortência e diz que dois policiais estão na sala à sua espera. Hortência vai atendê-los e Sara a segue. Quando a senhora está na escada, Sara a empurra e Hortência rola escada abaixo. Cínica, Sara, rapidamente chama Alonso e Hortência é levada para uma clínica. Na clínica, Sara faz seu papel com primor: chora e implora a Alonso que salve sua avó. Lalo ri da cena. Vasco duvida que tenha sido um acidente e culpa Sara ao dizer que certamente foi ela quem empurrou Hortência. Alonso informa à família que Hortência sofreu uma embolia pelo golpe e, se sobreviver, vai ficar em estado vegetativo. Sara tenta ficar a sós com Hortência para matá-la, mas Alonso não a deixa entrar na UTI.
No capítulo 049(*), novela “Querida Inimiga”, segunda-feira, 23 de janeiro – Ernesto pergunta a Lorena se ela preparou o que ele pediu e se seguiu sua receita ao pé da letra. Lorena responde que fez de sua própria maneira. Ivan está para fora do restaurante de Raimundo e liga para Betina para convidá-la, mas Paula não permite. Ernesto precisa sair do restaurante e pede a Lorena que vigie Ivan e dê continuidade a sua sobremesa. Também deixa instruções para todos os trabalhadores. Omar e Zulema descobrem que Hortência e Jaime já estão em liberdade e se deprimem, mas pensam que precisam estar felizes para o casamento de Diana e Bruno. Amália conta a Toribio uma história muito triste para que ele a empreste dinheiro. Toribio busca uma forma de conseguir dinheiro para Amália. Juliano consegue trabalho como modelo da marca ABC Esportes e pede a Rose que vá a sua sessão fotográfica. Lalo quase afoga Sara por ela estar o enganando e exige uma alta quantia em dinheiro para não entregá-la a Hortência. Lorena está falando com Ivan fora do restaurante quando chega Betina com Alonso. Alonso vê Lorena e quer ir embora. Ernesto chega e começa a discutir com Alonso por ele gritar com Ivan. Ambos se exaltam e Alonso parte com Betina. Ernesto pede que Ivan entre no restaurante e acusa Lorena de defender Alonso. Ernesto é chamado com urgência na cozinha, pois a comida que de Gonzalo é um desastre.
Ernesto culpa Lorena, mas Arnaldo diz que Gonzalo estava encarregado da comida. Ernesto demite Gonzalo, que vai se queixar com Mônica. Hortência e Jaime voltam para a mansão. Vasco pede que Bárbara embale suas coisas, pois irão embora da casa. Darío visita Betina e Paula e fala sobre os velhos tempos. Dario beija Paula e ela pede que ele jamais faça isso de novo. Vasco leva Bárbara para um hotel para que vivam ali, mas ela não aceita a situação. Hortência e Sara conversam depois da festa de boas-vindas e Hortência pede um exame de DNA para comprovar que ela é sua neta. Sara garante à senhora que e jamais mentiria sobre algo assim. Hortência diz que então ela não terá problema em fazer um exame de DNA. Sara fica desesperada e tenta elaborar um plano para burlar o exame. Raimundo recebe a visita de Greta no restaurante e ela se desculpa pelo ocorrido na noite anterior. Raimundo não aceita suas desculpas e agora entende porque Paula não compareceu ao encontro. Raimundo visita Paula e resolve o mal entendido. Ele a convida para o cinema e ela aceita o convite. Depois de pensar muito, Sara vai até o quarto de Hortência e diz que dois policiais estão na sala à sua espera. Hortência vai atendê-los e Sara a segue. Quando a senhora está na escada, Sara a empurra e Hortência rola escada abaixo. Sara, cínica, rapidamente chama Alonso e Hortência é levada para uma clínica. Lorena recomenda Maria para a vaga de Gonzalo. Mônica fica inconformada, pois sabe que a recomendação partiu de Lorena. Na clínica, Sara faz seu papel com primor: chora e implora a Alonso que salve sua avó. Lalo ri da cena. Vasco duvida que tenha sido um acidente e culpa Sara, dizendo que certamente ela foi quem empurrou Hortência.
Alonso informa à família que Hortência sofreu uma embolia pelo golpe e, se sobreviver, ficará em estado vegetativo. Amália consegue dinheiro com Toribio e o agradece, dizendo que sua amizade é o melhor que aconteceu em sua vida. Numa madrugada, quando Arthur volta para a casa, Valéria percebe que ele tem o cabelo molhado. Ele se defende das suspeitas. Juliano vai ao estúdio com Rose, que se zanga ao descobrir que ele precisará tirar fotos em traje de banho. Sara tenta ficar a sós com Hortência para matá-la, mas Alonso não deixa ela entrar na UTI. Greta se desculpa com Paula pelo ocorrido e elas voltam a ser amigas. Valéria avisa Paula que Arthur está a ponto de sair para seu encontro amoroso. Darío chega nesse momento e atrapalha o plano. Um pouco depois, Raimundo também aparece com um ramo de flores. Quando Arthur sai de seu apartamento, Paula consegue segui-lo até um hotel. Ele sobe de elevador e ela vai correndo pelas escadas até chegar ao terceiro andar, mas ali ela o perde e não consegue descobrir em qual quarto ele entrou. Paula decide esperar até que Arthur saia do quarto. O elevador volta a se abrir e Paula vê Jaqueline entrar no quarto de Arthur, que a recebe com um beijo apaixonado.
(*) edição do SBT, Novela “Querida Inimiga”, sujeito a alteração de data e conteúdo.