Novela “Tempo de Amar”: chega o dia da viagem de Maria Vitória (Vitória Strada) para Portugal. Ela entra na embarcação e ouve uma explosão. Vicente (Bruno Ferrari) se desespera, sobe a rampa do navio e vai ao encontro de Maria Vitória. Helena (Jéssika Alves) comemora ao ver a amiga bem e sem ferimentos. O atentado, comandado por Otávio (Marcel Octavio), teve como alvo políticos que embarcaram no mesmo navio. Ninguém sai ferido da explosão. Na pensão, Maria Vitória recebe a visita de Vicente e ele lhe diz que ela é o que tem de mais precioso em sua vida. Vicente beija Maria Vitória. Ela se afasta com delicadeza e ouve Vicente se desculpar. Os dois concordam em se despedir. Maria Vitória pensa no beijo de Vicente.
Fonte Rede Globo – nos próximos capítulos da novela “Tempo de Amar”, José Augusto recusa o pedido de Delfina e afirma que, em sua ausência, a governanta tomará as decisões sobre a Quinta. Moniz insiste para Fernão desistir de Tereza. Fernão confronta Macário. No Rio, Inácio convence Lucinda a acompanhá-lo ao recital de Celeste. Teodoro usa o chargista Criptus para prejudicar Reinaldo. Lucinda inventa uma desculpa para Inácio sobre a caixa com as cinzas de Dalva. Incentivado por Nicota, Edgar marca um encontro com Olímpia. Bernardo lamenta por Alzira ter de vender seus vestidos. Alzira e Bernardo zombam dos ideais políticos de Celina. Pepito é enérgico com François e Bernardo aprova. Maria Vitória decide voltar para Portugal. Em Morros Verdes, Angélica e Henriqueta escrevem uma carta a Inácio. Fernão pede que Angélica entregue um bilhete para Tereza. No Rio, Edgar abre uma correspondência de Matias para Olímpia e os dois discutem. Eunice é agredida e Celeste se revolta. Vicente declara que irá a Portugal com Maria Vitória.
Maria Vitória recusa a oferta de Vicente e agradece o amigo. Vicente insiste para que Maria Vitória o acompanhe ao recital de Celeste. Helena e Natália comemoram seus empregos no empório e na confeitaria. Otávio convoca Tomaso para uma reunião. Odete tenta alertar Vicente sobre Portugal. Vicente aconselha Olímpia. Gregório garante a Lucinda que pode confiar em Leonor. Em Morros Verdes, Padre João comenta com Guiomar que viu Fernão no moinho, e ela vai ao encontro do filho. No Rio, Helena afirma a Maria Vitória que Vicente está apaixonado pela amiga. Em Morros Verdes, Guiomar flagra Fernão com Tereza e tem um ataque fulminante na frente do filho. Moniz e Fernão sofrem a morte de Guiomar. No Rio, Teodoro paga pelo trabalho de Criptus. Eunice decide prestar queixa à Polícia. Geraldo anuncia que custeará a passagem de Maria Vitória para Portugal. Maria Vitória pede ajuda a Helena para promover uma despedida para Inácio. Otávio confidencia a Tomaso que infiltrará uma bomba no navio dos políticos. Em Morros Verdes, durante o velório de Guiomar, Fernão revela a Tereza que Padre João sabe que ele esteve no moinho.
Delfina questiona Tereza sobre sua conversa com Fernão. Padre João comenta que Guiomar foi atrás de Fernão no moinho e Moniz sonda a informação com o filho. Tereza implora que Angélica não conte a Delfina sobre o bilhete que recebeu de Fernão. Moniz e o filho choram no enterro de Guiomar. No Rio, Nicota incentiva Maria Vitória a se arrumar para o recital de Celeste. Eunice teme o encontro com Lucinda. Maria Vitória comenta que Lenah se parece com Henriqueta. Bernardo vê Teodoro conversando com Criptus. Edgar ouve Olímpia falando com Vicente sobre ele. Helena estranha a reação de Giuseppe ao encontrá-lo no cortiço. Em Morros Verdes, Tereza confessa a Angélica que se entregou a Fernão. No Rio, Gregório não consegue impedir Inácio de ir ao recital. Tiana mistura um sonífero ao analgésico que Lucinda toma. Celeste admira as flores que recebe em seu camarim. Alzira não deixa Artur se aproximar de Celina. Vicente fica encantado ao ver Maria Vitória. Policiais à paisana percorrem o teatro. Inácio não consegue acordar Lucinda e pensa se vai ou não para o recital.
Inácio decide ir ao recital. Maria Vitória entra no teatro com Helena. Edgar comenta com Vicente sobre a presença da Polícia. Gregório fala com Leonor sobre sua ida para São Vital. Em Morros Verdes, José Augusto diz a Delfina que pensa em pedir ajuda a Alzira para procurar Maria Vitória. Angélica insiste que Fernão vá até a Quinta para falar com Tereza. No Rio, os estudantes gritam palavras de ordem durante o discurso de Vicente. Celeste começa seu recital e Maria Vitória se emociona. Carolina chega ao teatro e Vicente se surpreende. Teodoro mostra o panfleto dos estudantes para um policial. Vicente impede que Carolina declare seu amor por ele. Inácio chega ao teatro, mas acaba confundido com um agitador. Lucinda acorda e Justino consegue lhe dar o sonífero novamente. Policiais destroem a gráfica do Grêmio Cultural. Inácio se esconde dos policiais que o perseguem. Felícia se atrapalha ao tentar se insinuar para Teodoro. Giuseppe pega o terno de Tomaso. Celeste tem um mal súbito e desmaia assim que acaba o recital. Pé de Cabra encontra Inácio e o leva para Lucerne.
Lucerne decide ajudar Inácio. Reinaldo cuida de Celeste. Vicente, Olímpia, Edgar, Artur e Otávio ficam arrasados com a destruição da gráfica do Grêmio Cultural. Maria Vitória pensa em Inácio. Inácio joga cartas com Gilberte na Maison Dorée. Celeste confessa a Eunice que se sentiu mal por causa de seu passado. Giuseppe aparece no cabaré e Felícia o manda embora. Emília convida Carolina para passar a noite em sua casa. Helena percebe que Giuseppe saiu de casa e fica intrigada. Maria Vitória vai ao Grêmio Cultural e Vicente se surpreende. Lucerne se comove com Inácio. Em Morros Verdes, Fernão consegue marcar um encontro com Tereza. Moniz sofre com a ausência de Guiomar. Delfina flagra Tereza beijando Fernão. No Rio, Celeste sente-se mal, mas não deixa Eunice chamar Reinaldo. Lucinda tira satisfações com Inácio.
Lucinda se tranquiliza ao saber que Inácio não viu o recital. Lucinda contrata Leonor. Otávio liga para Tomaso na confeitaria. Lucerne manda Pé de Cabra seguir Vicente. Edgar sugere que façam um novo evento para promover o Grêmio Cultural. Otávio critica Tomaso por pensar em desistir de colocar uma bomba no navio. Helena sugere um presente para Maria Vitória dar para Vicente. Pé de Cabra segue Vicente sem ser visto. Emília aconselha Carolina a se manter afastada de Vicente. Nicota recebe flores de um admirador. Em Morros Verdes, Tereza implora que José Augusto não a deixe se casar com Macário. No Rio, chega o dia do casamento de Lucinda e Inácio. Maria Vitória confirma a ida de Geraldo e Helena à cerimônia de despedida para Inácio. Otávio conspira com Nicola, Umberto e Tomaso. Lucerne cobra informações de Pé de Cabra. Maria Vitória joga as supostas cinzas de Inácio no mar. Inácio e Lucinda se casam.
Reinaldo se despede de Lucinda e Inácio. Emília teme que Inácio tenha se casado com Lucinda por gratidão. Justino pensa em se casar com Tiana. Celeste começa a falar de seu passado para Alzira, mas desconversa. Maria Vitória pensa em Inácio. Lucinda e Inácio aproveitam a lua de mel em Petrópolis. Alzira relembra com Bernardo a vida que tinham em Portugal. Bernardo se orgulha de Pepito. Lucerne descobre o endereço de Maria Vitória e conta para Teodoro. Em Morros Verdes, José Augusto repreende Delfina por ser rude com Tereza. Fernão tem um plano para livrar Tereza de seu casamento com Macário. Macário vai à Quinta atrás de Tereza e Delfina se irrita. No Rio, Giuseppe discute com Natália. Otávio mostra para Tomaso, Nicola e Umberto a bomba que fabricou. Teodoro sequestra Maria Vitória.
Nicota avisa a Vicente do sequestro de Maria Vitória. Edgar, Olímpia e Artur organizam a Noite do Chorinho. Alzira elogia Pepito e Balbina fica comovida. Vicente invade a casa de Teodoro e resgata Maria Vitória. Em Morros Verdes, Delfina comenta com José Augusto que Tereza sente falta de um pai. Angélica e Henriqueta torcem para que Inácio receba a carta que enviaram para ele. No Rio, Lucinda diz que quer ter um filho de Inácio. Teodoro discute com Lucerne. Maria Vitória se preocupa ao ver que Vicente e Edgar passaram a noite em claro para protegê-la. Reinaldo se enfurece ao ver uma charge no jornal difamando seu relacionamento com Eunice. Alzira se surpreende quando Celina afirma que Eunice precisa de apoio. Reinaldo tenta confortar Eunice. Carolina é solidária a Emília. Bernardo vai à casa de Teodoro. Reinaldo é criticado no hospital. Eunice procura Criptus.
Eunice desmoraliza Criptus e Reinaldo se surpreende com a atitude da namorada. Alzira maldiz Reinaldo por sua relação com Eunice. Inácio e Lucinda se divertem em sua lua de mel. Conselheiro comenta com Celeste que acredita que Teodoro está envolvido na charge de Criptus. Lucerne teme a reação de Teodoro contra ela, por não ter conseguido aproximá-lo de Maria Vitória. Em Morros Verdes, Henriqueta comenta com Firmino que acredita que Inácio tenha se casado no Brasil. Fernão provoca José Augusto e Moniz insinua que o filho ainda gosta de Maria Vitória. Nicota recebe flores de seu admirador secreto. Carolina conta a Olímpia que seu casamento com Emídio chegou ao fim. Reinaldo viaja com Eunice. Bernardo se desculpa com Balbina. Em Morros Verdes, Elvira vê Fernão e Tereza se beijando. No Rio, Giuseppe e Natália estranham o comportamento de Tomaso. Otávio afirma a Edgar que perdeu o interesse pelo Grêmio Cultural. Lucerne é presa.
Pimenta detém Lucerne, e Gilberte e Pé de Cabra se preocupam. Vicente e Maria Vitória afirmam que sentirão falta um do outro quando a moça retornar a Portugal. Lucerne culpa Teodoro por sua prisão. Natália questiona Tomaso sobre seu comportamento. Maria Vitória declara que não pode retribuir os sentimentos amorosos de Vicente. Edgar e Olímpia reatam o namoro. Lucerne cuida de Ismênia. Delfina provoca José Augusto sobre seu passado. Em Morros Verdes, Elvira revela a Firmino que viu Tereza beijando Fernão. No Rio, a pedido de Gilberte, Bernardo vai ao encontro de Lucerne e a alerta sobre a dificuldade de seu caso. Gilberte visita Lucerne. Bernardo confronta Teodoro. Reinaldo sofre com a retaliação de seus pacientes e Emília apoia o irmão. O grupo de Otávio implanta a bomba no navio e Tomaso se preocupa. Maria Vitória embarca para Portugal. O navio explode e Vicente se desespera.
Maria Vitória escapa ilesa da explosão e Tomaso se sente aliviado. Edgar comenta com Olímpia que acredita que Otávio esteja envolvido na explosão do navio. Maria Vitória lamenta ter sua viagem adiada. Teodoro cumprimenta o Ministro por não divulgar que a explosão foi, na verdade, um atentado. Tomaso confessa a Guiseppe que Otávio foi o autor da bomba. Ismênia é libertada da prisão e agradece o apoio de Lucerne. Vicente repreende Otávio. Celina insiste para que Artur vá jantar em sua casa. Felícia desconfia da ausência de Lucerne. Vicente beija Maria Vitória. Em Morros Verdes, Angélica comenta com José Augusto que Inácio pode ter se casado no Brasil. Tereza e Fernão se casam às escondidas. Otávio deixa o Grêmio Cultural. Lucerne orienta Gilberte a vender seu terreno no Leblon. Eunice desabafa com Celeste sobre Lucinda. Leonor confisca uma carta endereçada a Inácio das mãos de Tiana. Teodoro revela que denunciou Vicente como responsável pela explosão do navio.
Olímpia e Edgar ajudam Vicente a fugir da Polícia. Tiana comenta com Justino que não gostou de Leonor. Teodoro fala com o Ministro sobre a perseguição policial a Vicente. Conselheiro conta a Celeste que Teodoro quer se vingar de Vicente por conta de Maria Vitória. Lucinda queima a carta de Henriqueta para Inácio e elogia o trabalho de Leonor. Gilberte fala com Bernardo sobre a venda do terreno de Lucerne. Para conter Alzira, Celina pede que Celeste compareça ao jantar para Artur em sua casa. Lucinda vê a charge maldosa sobre Reinaldo e Eunice e se revolta contra o pai. Maria Vitória faz Tomaso prometer que falará com Otávio para livrar Vicente. Carolina lamenta para Emília o afastamento de Vicente. Em Morros Verdes, José Augusto descobre que Inácio usou o endereço de Emília para sua correspondência com Padre Lúcio. Fernão e Tereza revelam a Delfina e Macário que se casaram às escondidas.