Agência FAPESP – O Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado e uma de Treinamento Técnico (TT-3) em Parasitologia Diagnóstica com Bolsa da FAPESP. Os prazos de inscrições encerram em 20 de abril. A bolsa de Pós-Doutorado e a bolsa de Treinamento Técnico estão vinculadas ao Projeto Temático “”, que tem Alexandre Xavier Falcão como pesquisador principal.
Além de pesquisadores da Unicamp, o projeto conta com colaboradores da Universidade de São Paulo (USP), das universidades da Pensilvânia e de West Virginia, nos Estados Unidos, da Universidade de Groningen, na Holanda, e Universidade de Jadavpur, na Índia.
Os objetivos do projeto são a compreensão e o aperfeiçoamento do processo de aprendizagem de máquina por meio da interação com especialistas, para a construção de sistemas explicáveis de tomada de decisão e de apoio à decisão com base na anotação de imagem.
Os bolsistas de Pós-Doutorado realizarão investigação, desenvolvimento e validação de técnicas parasitológicas adequadas ao diagnóstico automatizado de parasitos gastrintestinais em felinos domésticos (gatos) e caninos (cães).
O sistema de diagnóstico baseia-se na aquisição e análise automatizadas de imagens, mas requer lâminas de microscopia ricas em parasitos e o mais livre possível de impurezas fecais. Isso impõe um desafio ao desenvolvimento de novas técnicas parasitológicas.
Os selecionados irão trabalhar na da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araçatuba, em cooperação com o e com o da Unicamp, em Campinas.
É desejável que os candidatos demonstrem domínio de conhecimento em Parasitologia Diagnóstica.
Os interessados devem enviar e-mail com carta de motivação para a aplicação; carta de recomendação de um supervisor anterior; curriculum vitae com lista de publicações, educação e experiência; cópia do(s) diploma(s), para Alexandre Xavier Falcão no endereço [email protected].
A oportunidade está publicada em .
Os selecionados receberão bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso os bolsistas residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação.
Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em .
Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site .
A Bolsa de Treinamento Técnico (TT-3) irá auxiliar a pesquisa, o desenvolvimento e a validação de técnicas parasitológicas adequadas para a análise automatizada de imagem de Cryptosporidium spp.
O desafio é obter lâminas de microscopia ricas em parasitos e tão livres quanto possível de impurezas fecais. O candidato irá trabalhar em colaboração com alunos de pós-graduação da Ciência da Computação, cujos trabalhos envolvem processamento e análise de imagem de parasitos.
O bolsista selecionado irá trabalhar na da Unesp, em Araçatuba, em cooperação com o e o da Unicamp.
É desejável que o candidato demonstre domínio de conhecimento em Parasitologia.
Os interessados devem enviar e-mail com carta de motivação para a aplicação; carta de recomendação de um supervisor anterior; curriculum vitae com lista de publicações, educação e experiência; e cópia do(s) diploma(s), para Alexandre Xavier Falcão no endereço [email protected].
A oportunidade está publicada em .
Para mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico acesse e .
Informações sobre valores das bolsas TT estão disponíveis no endereço .