Agência FAPESP – A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) dispõe de uma vaga de Pós-Doutorado em Criptografia e Segurança da Informação com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra no dia 31 de julho. A Bolsa está vinculada ao Projeto Temático , supervisionado pelo professor .
O projeto especificará, desenvolverá e analisará sistemas criptográficos pós-quânticos seguros e amigáveis a hardware. O objetivo é fornecer uma variedade de serviços de segurança, incluindo cifração, autenticação e assinaturas digitais. O foco do trabalho realizado será em melhorias de desempenho, possivelmente em termos de tempo de processamento e uso de energia, mas especialmente em termos de tamanhos de chaves, assinaturas e textos cifrados.
A análise de segurança desses sistemas deve considerar tanto ataques criptoanalíticos como ameaças relacionadas à implementação, tais como ataques de canal colateral (side-channel). Já a avaliação de desempenho dos esquemas será tanto teórica quanto experimental.
A posição exige sólida formação em criptografia, de preferência com primitivas pós-quânticas, e boas habilidades de projeto/programação, preferencialmente em linguagens de programação como C e/ou linguagens de descrição de hardware como VHDL. Inscrições pelo e-mail [email protected] .
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em .
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em .