Agência FAPESP – O Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) oferece duas oportunidades de Pós-Doutorado em Eletroquímica dos Materiais e em Eletroquímica com Bolsa da FAPESP. Os prazos de inscrição encerram em 10 de maio.
As duas bolsas estão vinculadas ao Projeto Temático “” que tem Roberto Manoel Torresi como pesquisador responsável.
Na primeira bolsa, em Eletroquímica dos Materiais, o trabalho tem como base filmes finos de nanopartículas de óxidos de metais de transição (níquel, cobre) ou metais nobres (Au, Pt, Pd) sintetizadas com estrutura e/ou faces definidas, encapsuladas em polímeros condutores (polipirrol, polianilina e PEDOT).
Os candidatos a esta bolsa devem ter expertise em técnicas eletroquímicas em geral e de caraterização física (SEM, TEM, espectroscopias vibracionais, RX, ICP-OES etc.). É desejável que apresentem conhecimentos em técnicas de cultura de células e bioquímica.
Os interessados devem enviar carta justificando o interesse na vaga, curriculum vitae atualizado ou link para o Currículo Lattes e e-mail e telefone de dois pesquisadores para referências para Susana Inês Cordoba de Torresi no endereço [email protected].
A oportunidade está publicada em .
A segunda bolsa está vinculada à identificação de novos modos de armazenamento energético, nos quais se enquadram os capacitores eletroquímicos (CE) e as baterias de íons metálicos (Li+ e Na+, por exemplo).
Utilizando técnicas eletroquímicas, o projeto procurar explorar os limites entre capacitores e baterias e entender as origens da capacitância e o comportamento eletroquímico dos eletrodos que compõem o dispositivo. A meta é produzir eletrodos com boas qualidades físicas e eletroquímicas e estudar sua performance em líquidos iônicos que vêm sendo desenvolvidos no grupo com ampla janela eletroquímica e boa propriedade de transporte.
Os candidatos a esta bolsa devem ter expertise em técnicas eletroquímicas em geral e de caraterização física (SEM, TEM, espectroscopias vibracionais, RX, ICP-OES etc.).
Os interessados devem enviar carta justificando o interesse na vaga, curriculum vitae atualizado ou link para o Currículo Lattes, além de e-mail e telefone de dois pesquisadores para referências para Roberto Manoel Torresi no endereço [email protected].
A oportunidade está publicada em .
Os selecionados receberão bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso os bolsistas residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação.
Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em .
Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site .