Agência FAPESP – Os departamentos de Farmacologia, Imunologia e Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) oferecem nova oportunidade de pós-doutorado em Farmacologia. As bolsas estão vinculadas ao Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão () da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 15 de janeiro.
As vagas estão disponíveis no âmbito de nove projetos:
Vias de sinalização que influenciam o desenvolvimento de doenças inflamatórias como alvos terapêuticos
O foco é o desenvolvimento/condução de análises bioquímicas e moleculares que permitam testar a ação de potenciais drogas sobre alvos de interesse do CRID.
O bolsista deve ter título doutor e experiência em técnicas/equipamentos/softwares de High Throughput Screening, incluindo procedimentos voltados a culturas celulares, transfecção e transformação, imunocitoquímica, bioquímica de moléculas e interações moleculares.
Os candidatos devem enviar curriculum vitae, carta de interesse na posição e dois nomes a serem consultados para recomendação para Rita C. A. Tostes Passaglia ([email protected]).
Metabolismo celular como alvo terapêutico para o tratamento de doenças inflamatórias
O foco é o desenvolvimento de estudos in vitro e in vivo para avaliar as vias metabólicas envolvidas na ativação e diferenciação de linfócitos e macrófagos com o intuito de identificar novos alvos com potencial terapêutico para o tratamento de doenças inflamatórias de interesse do CRID.
O bolsista deve ter título de doutor e experiência em cultura de células, citometria de fluxo e em técnicas de biologia molecular, incluindo RT-PCR, Western-blot e transfecção de células.
Os candidatos devem enviar curriculum vitae, carta de interesse na posição e dois nomes a serem consultados para recomendação para Jose Carlos F. Alves Filho ([email protected]).
Avaliação de biomarcadores de doença cardiovascular e de resposta terapêutica em pacientes com artrite reumatoide e artrite psoriásica
O foco é desenvolver métodos imunológicos e de biologia molecular no intuito de caracterizar novos biomarcadores de resposta terapêutica e de desenvolvimento de doença cardiovascular em pacientes com artrite reumatoide e artrite psoriásica.
O bolsista deve ter título de doutor e experiência em técnicas imunológicas, especialmente envolvendo citometria de fluxo e biologia molecular.
Os candidatos devem enviar curriculum vitae, carta de interesse na posição e dois nomes a serem consultados para recomendação para Paulo Louzada Junior ([email protected]).
Planejamento computacional de potenciais fármacos anti-inflamatórios
O foco é utilizar metodologias de Química Computacional e conhecimentos de Química Medicinal para propor e otimizar novos compostos candidatos a fármacos, direcionados a alvos terapêuticos selecionados em doenças inflamatórias.
Os candidatos devem ter formação em Química ou Farmácia-Bioquímica, com mestrado e doutorado na área de Química Medicinal, além de ampla e comprovada experiência em Química Medicinal e Computacional, em especial em doenças inflamatórias.
Os interessados devem enviar curriculum vitae, carta de interesse na posição e dois nomes a serem consultados para recomendação para Carlos Tomich ([email protected]).
Vias de sinalização que influenciam o desenvolvimento de sepse como alvos terapêuticos
O foco é o desenvolvimento de estudos in vivo e in vitro visando determinar as vias bioquímicas e moleculares envolvidas na imunopatologia da sepse. Esses estudos permitem testar efeitos de potenciais drogas de interesse do CRID.
Os candidatos devem ter título de doutor e experiência com técnicas in vivo e in vitro clássicas para investigar fisiopatologia da sepse, bem como procedimentos voltados a culturas celulares, transfecção e transformação, imunocitoquímica, bioquímica de moléculas e interações moleculares.
Os interessados devem enviar curriculum vitae, carta de interesse na posição e duas cartas de orientadores expressando suas opiniões sobre o candidato para Fernando Q. Cunha ([email protected]).
Genômica e Proteômica para identificação de vias de sinalização que operam em processos inflamatórios
O foco é o desenvolvimento/condução de análises genômicas e/ou proteômicas que permitam identificar e validar vias de sinalização celular relevantes para processos infecciosos e inflamatórios de interesse do CRID.
Os candidatos devem ter título de doutor e experiência com análises Genômicas e/ou Proteômicas e/ou RNASeq. É desejável experiência em procedimentos voltados a culturas celulares, biologia molecular, bioquímica de moléculas e interações moleculares. Serão priorizados candidatos com experiência prévia em análises genômicas e/ou proteômicas e/ou bioinformática.
Os interessados devem enviar curriculum vitae, carta de interesse na posição e dois nomes a serem consultados para recomendação para Dario S. Zamboni ([email protected]).
Estudos pré-clínicos em modelos animais de inflamação e doenças inflamatórias
O bolsista irá executar a validação in vivo e o desenvolvimento pré-clínico em modelos animais de inflamação e doença inflamatória dos hits mais promissores vindos dos estudos in silico e in vitro do CRID.
Os candidatos devem ter título de doutor e experiência em criação de camundongos e em modelos animais de inflamação. Habilidades adicionais em citometria de fluxo, microscopia confocal e métodos de análise de expressão de genes (por RT-PCR, Western blot e imuno-histoquímica) são uma vantagem, mas não uma exigência.
Os interessados devem enviar curriculum vitae, carta de interesse na posição e dois nomes a serem consultados para recomendação para Jose Carlos F. Alves Filho ([email protected]).
Controle da resposta imune
O bolsista deve ter título de doutor e experiência em técnicas de imunologia e bioinformática. Os candidatos deverão ter conhecimento em Imunologia e, se possível, em controle da resposta imune em doenças infecciosas.
Os interessados devem enviar curriculum vitae, carta de interesse na posição e dois nomes a serem consultados para recomendação para João Santana Silva ([email protected]).
Avaliação de biomarcadores de doença cardiovascular e síndrome metabólica em pacientes com doenças autoimunes
O foco é desenvolver métodos imunológicos e de biologia molecular no intuito de caracterizar novos biomarcadores de doença cardiovascular e síndrome metabólica em pacientes com doenças autoimunes.
Os candidatos devem ter título de doutor e experiência em técnicas imunológicas, especialmente as que envolvem citometria de fluxo e biologia molecular.
Os interessados devem enviar curriculum vitae, carta de interesse na posição e dois nomes a serem consultados para recomendação para Paulo Louzada Junior ([email protected]).
O anúncio das bolsas está publicado em .
Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso os bolsistas de PD residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação.
Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em .
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site .