Agência FAPESP – O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP) oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Neuroimunofarmacologia com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 1º de julho. A bolsa está vinculada ao Projeto Temático “”, que tem Emer S. Ferro como pesquisador responsável.
O objetivo geral para esse projeto de Pós-Doutorado será caracterizar o perfil fisiopatológico e a neuroinflamação no cérebro e medula espinhal de camundongos fêmeas, C57BL/6 selvagens e com supressão total da expressão das oligopeptidases THOP1 e/ou neurolisina, na progressão e comprometimento cognitivo da encefalomielite autoimune experimental (EAE).
Os candidatos devem ter Doutorado ou PhD em Farmacologia, Bioquímica, Biologia Molecular ou Imunologia, com foco em estudos comportamentais envolvidos na performance cognitiva de animais com danos neuroimunes. Devem combinar habilidades em neurociência e comportamento, imunologia e biologia molecular.
Além disso, é necessário que tenham experiência em técnicas de genotipagem, clonagem e produção de vetores virais, cultura de células primárias, técnicas de biologia molecular (por exemplo, PCR em tempo real e CHiP), manipulação e análise do comportamento animal. E é desejável conhecimento avançado em software de análise de comportamento animal (ex: Anymaze e Ethovision) e bioestatística.
Os interessados devem ter registro de publicações em revistas especializadas de qualidade e alto impacto. Para candidatar-se à posição, os interessados devem enviar Currículo Lattes ou curriculum vitae atualizado; carta de apresentação indicando a razão de interesse na bolsa, com um breve relato de sua experiência e duas cartas de referências para Carolina Munhoz, pesquisadora associada no projeto, no endereço [email protected].
A oportunidade está publicada em .
O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.
Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em .
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em .