Agência FAPESP – O Centre of Excellence for Research in Sustainable Chemistry (CERSusChem), apoiado por FAPESP e pela GlaxoSmithKline (GSK) no âmbito do Programa Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Química e uma de Doutorado em Síntese Orgânica. O prazo para inscrições encerra em 28 de fevereiro.
As duas Bolsas estão vinculadas ao Projeto “”.
O bolsista de Pós-Doutorado integrará a equipe de pesquisadores do CERSusChem, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atuará na investigação de reações para a conversão de compostos plataforma derivados da biomassa em produtos de valor agregado por meio de catálise heterogênea (tanto catálise sólido-líquido quanto sólido-gás) e eletrocatálise.
Os candidatos deverão ter experiência no emprego de catálise para valorização de biomassa lignocelulósica, em especial visando à síntese de compostos plataforma, e preparação de catalisadores zeolíticos e possuir título de Doutor obtido há no máximo sete anos.
É necessária experiência na síntese de nanopartículas magnéticas à base de óxido de ferro, bem como de zeólitas suportadas em matrizes magnéticas, conhecimento no uso de diferentes técnicas de caracterização de materiais, como difração de raios X (DRX) com aplicação do Refinamento de Rietveld, espectroscopia por energia dispersiva de raios X (EDX), absorção de raios X (XPS), espectroscopia de espalhamento Raman, ressonância paramagnética eletrônica (EPR), microscopia eletrônica de transmissão (MET), microscopia eletrônica de varredura (MEV), redução à temperatura programada utilizando hidrogênio e monóxido de carbono (TPR-H2, TPR-CO), medidas de acidez de sólidos utilizando moléculas sonda (TPD-NH3 e infravermelho com adsorção de piridina) e medidas de área específica superficial.
Espera-se ainda que o candidato possua experiência em reações de valorização de compostos plataforma derivados da biomassa e habilidade em cromatografia em fase gasosa e líquida (CG e CLAE).
Os interessados deverão enviar, em formato PDF, curriculum vitae resumido, incluindo trabalhos publicados que atestem a capacidade de realização do projeto, para Lucia Helena Mascaro Sales, uma das pesquisadoras principais do projeto, no endereço [email protected].
A oportunidade está publicada em .
O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.
Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em .
Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site .
O bolsista de doutorado deverá estar regularmente matriculado no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), localizado no Departamento de Química da UFSCar. O candidato selecionado irá trabalhar no Laboratório de Síntese de Produtos Naturais sob a supervisão da Arlene G. Corrêa, pesquisadora principal do projeto.
Os interessados deverão enviar, em formato PDF, histórico escolar e curriculum vitae resumido, incluindo trabalhos publicados que atestem a capacidade de realização do projeto, para o endereço [email protected].
A oportunidade está publicada em .
Mais informações sobre bolsas de Doutorado da FAPESP estão disponíveis em .