Agência FAPESP – O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP) oferece três oportunidades de Pós-Doutorado em Radioastronomia com Bolsa da FAPESP. Os prazos de inscrição encerram em 20 de junho. As bolsas estão vinculadas ao Projeto Temático “”, uma colaboração Brasil-Argentina para a construção e operação de um observatório mm/submm, a 4.800 m de altitude, nos Andes, na província de Salta, Argentina.
Os bolsistas participarão do comissionamento da antena de 12 m (apontamento, holografia, verificação de modos de observação, calibração e primeiras observações científicas). O comissionamento deverá começar nos últimos meses de 2017. Os instrumentos de primeira luz são receptores heterodinos que operam nas bandas 5 e 9 do LLAMA.
Os bolsistas selecionados poderão dedicar cerca de 70% da sua bolsa de estudo de dois anos à sua própria pesquisa, trabalhando em São Paulo. As pesquisas deverão ter por objetivo utilizar as observações de comissionamento do LLAMA nas faixas 5 e 9 (162-211 GHz e 600-720 GHZ, respectivamente). As áreas preferidas são AGNs, Masers, Meio Interestelar e Astroquímica, porém há alguma flexibilidade. Após a fase de comissionamento, os bolsistas se beneficiarão do tempo de observação no radiotelescópio LLAMA em colaboração com outros membros da equipe.
Além das qualificações relevantes, os candidatos deverão ser bem-sucedidos em exame médico que avaliará suas condições físicas para trabalhar em alta altitude. Os pedidos de informação e as propostas devem ser enviados a Jacques Lepine, pesquisador responsável pelo Projeto Temático, no endereço [email protected].
Para mais informações sobre o projeto LLAMA acesse e a página do IAG-USP, no endereço .
Mais detalhes sobre as oportunidades estão publicadas nos endereços e .
Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso os bolsistas de PD residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em .
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em .