Resumo novela “Chiquititas” 01/12: no capítulo 319(*) da novela “Chiquititas”, resumo de sexta-feira, 01 de dezembro, Tati chora por pensar que Vivi prefere ser modelo do que sua irmã. Vivi pede conselho para Samuca, pois está em duvida se aceita ou não a proposta para modelar por um ano no Rio Grande do Sul. Cris mostra para Samuca como está ficando sua matéria sobre namoro. Carol e Junior combinam que a partir de agora vão sempre conversar sobre qualquer achismo ou mal entendido. Vivi está muito emocionada e conta para Tati que decidiu aceitar a proposta e que não pode desistir de seus sonhos. A garota conta que se pudesse levaria Tati, mas que essa pode ser uma oportunidade única.
Mili tenta descobrir quem foi que deixou uma rosa branca na cama dela enquanto dormia. Ela não sabe que foi Miguel. Tati também se emociona e chama a irmã de egoísta. Chico conversa com Vivi e Mili com Tati. Beto e Érica saem para um encontro num bar. Em casa, Carol prepara um jantar com a ajuda de Junior. Os dois se beijam enquanto preparam uma massa. Mili conta uma nova história para as meninas antes de dormir. A história é sobre dois passarinhos, inspirada no conflito entre Tati e Vivi.
(*) edição do SBT, Novela “Chiquititas”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Chiquititas gira em torno do orfanato Raio de Luz, que carrega em sua história um grande segredo envolvendo a família e o dono do orfanato, Dr. José Ricardo Almeida Campos. Em um período anterior à novela, exatos treze anos, sua filha Gabriela se apaixonou e ficou grávida de Miguel, filho de Valentina, empregada da casa dos Almeida Campos. Pouco depois, José Ricardo sequestrou sua neta, pois, como um homem conservador, ele não aceitava a ideia de que sua filha se envolvesse com um empregado. Como sua neta, Milena, apelidada como Mili, precisava de um lugar para morar, ele comprou um casarão e fundou um orfanato, o Raio de Luz. Mili cresceu lá com outras garotas que chegaram posteriormente: Bia, Ana, as irmãs Tati e Vivi, e Cris. Ao decorrer dos anos, elas se tornam uma família. Elas são supervisionadas por Ernestina, zeladora do orfanato, e Chico, o cozinheiro amado pelas internas. Sofia, ex-governanta da família Almeida Campos, é a diretora do lugar, até que Carmem, irmã de José Ricardo, entre em seu lugar. Chegam ainda mais órfãos: Pata, Mosca, Binho e Rafa, que viviam nas ruas antes de entrarem na instituição. Pata e Mili tornam-se amigas rapidamente, enquanto Mosca, Binho e Rafa são os primeiros garotos a entrar no abrigo. As crianças sem-teto foram ajudadas por uma doce e bela garota que tocam e mudam a vida delas, assim como as das garotas órfãs.