Resumo novela “Chiquititas” 01/05: no capítulo 165(*) da novela “Chiquititas”, resumo de segunda-feira, 01 de maio, Cintia coloca o quadro (com retrato de Carmen) na sala e Carmen assiste a tudo através da escuta e câmera instaladas secretamente no objeto. No porão, os pedreiros descobrem uma porta escondida atrás de uma parede. Carmen liga para Matilde, que garante não ter revelado para Cintia nada sobre a câmera no quadro, o que na verdade é mentira. A porta misteriosa no porão está trancada, mas Cintia fica feliz e dispensa os pedreiros. Ela diz para Matilde que precisa tentar abrir a porta sozinha para que ninguém descubra nada sobre o tesouro.
As meninas pedem para Cintia alugar roupas de gala para irem ao baile. Cintia diz que alugará os vestidos, porém a real intenção da megera em autorizar a ida delas ao baile é poder ficar sozinha no orfanato com Matilde para tentarem arrombar a porta misteriosa no porão. Binho ganha uniforme do orfanato. As chiquitias vão numa loja com Carol para alugar as roupas. Bia fica quieta, pois não tem par para o baile. Fernando acompanha os meninos para alugar a roupa masculina.
No orfanato, Armando tenta ajudar Cintia a arrombar a porta do porão. Matilde conhece Armando e não gosta dele. Maria vê os três no porão. Cintia fica irritada e manda Matilde levar a menina pra cima. Matilde ameaça Maria e manda que ela jamais conte o que viu no porão. As crianças decidem que Rafa irá com Pata e Bia ao baile. Carol contrata Shirley Santana, de Santana, para fazer o cabelo, maquiagem e unhas das meninas para o baile. Beto produz um videoclipe de Érica. Francis finge ser um rapper para participar da gravação.
(*) edição do SBT, Novela “Chiquititas”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Chiquititas gira em torno do orfanato Raio de Luz, que carrega em sua história um grande segredo envolvendo a família e o dono do orfanato, Dr. José Ricardo Almeida Campos. Em um período anterior à novela, exatos treze anos, sua filha Gabriela se apaixonou e ficou grávida de Miguel, filho de Valentina, empregada da casa dos Almeida Campos. Pouco depois, José Ricardo sequestrou sua neta, pois, como um homem conservador, ele não aceitava a ideia de que sua filha se envolvesse com um empregado. Como sua neta, Milena, apelidada como Mili, precisava de um lugar para morar, ele comprou um casarão e fundou um orfanato, o Raio de Luz. Mili cresceu lá com outras garotas que chegaram posteriormente: Bia, Ana, as irmãs Tati e Vivi, e Cris. Ao decorrer dos anos, elas se tornam uma família. Elas são supervisionadas por Ernestina, zeladora do orfanato, e Chico, o cozinheiro amado pelas internas. Sofia, ex-governanta da família Almeida Campos, é a diretora do lugar, até que Carmem, irmã de José Ricardo, entre em seu lugar. Chegam ainda mais órfãos: Pata, Mosca, Binho e Rafa, que viviam nas ruas antes de entrarem na instituição. Pata e Mili tornam-se amigas rapidamente, enquanto Mosca, Binho e Rafa são os primeiros garotos a entrar no abrigo. As crianças sem-teto foram ajudadas por uma doce e bela garota que tocam e mudam a vida delas, assim como as das garotas órfãs.