Resumo novela “Chiquititas” 15/02: no capítulo 112(*) da novela “Chiquititas”, quarta-feira, 15 de fevereiro, todos se reúnem na casa de Leticia e se preocupam com a amiga. A moça coloca Dani para dormir e vai à sala. Leticia conta a Tobias, Beto e Clarita que está com câncer e que começou os tratamentos, mas como a doença está avançada o câncer não tem mais cura. Todos se espantam e dizem à moça que estarão ao lado dela para o que precisar. No quarto, os meninos comentam sobre o interesse de Ernestina em Dr. Roberto e que Chico ficou com ciúmes. Mosca acredita que o cozinheiro sente algo verdadeiro pela zeladora e Binho tem uma ideia. Rafa, Mosca e Binho contam o plano para Chico e o cozinheiro aceita a participar do plano. No dia seguinte, Leticia vai ao hospital para fazer o tratamento e Carol acompanha a amiga.
No orfanato, Chico se arruma e Ernestina o questiona. O cozinheiro avisa que está esperando uma visita e a zeladora estranha. Marta vai ao orfanato para conversar com Cintia e pede autorização a diretora para levar Tati a um passeio. A moça permite e fala a mulher para convidar Vivi, para que assim as três possam se conhecer melhor. Marta revela que não irá adotar as duas meninas. Enquanto Leticia está fazendo o tratamento, Carol vai até a parte infantil do hospital. A moça vê Dr. Fernando vestido de palhaço e alegrando as crianças com câncer do lugar. O médico chama Carol para entrar na sala e a apresenta para os pequenos pacientes. No orfanato, Tati vai à sala de Cintia e a diretora avisa a pequenina que Marta foi ao local para convidá-la para passear. Tati diz que levou um susto, pois achou que a mulher quisesse adotá-la e diz que irá chamar sua irmã para irem juntas. Marta diz à garota que gostaria que as duas ficassem sozinhas. Esperta, Tati se irrita e afirma que sem Vivi ela não irá. A mulher aceita que a irmã da garota vá junto com elas. No hospital, Fernando fica feliz com a presença de Carol. A moça avisa que foi acompanhar Leticia para o tratamento e o médico fica feliz com a notícia. No pátio, Mili lê um livro sozinha e não percebe a presença de Duda, o garoto a observa. Duda pede para a amiga escutar uma música e diz que sempre se lembra dela ao escutar a canção. Rafa, vestido de mulher, chega ao orfanato e é recebido por Ernestina. Mosca e Binho observam a cena. Rafa se apresenta como Felícia e diz à zeladora que gostaria de ver Chico. O cozinheiro vai à sala e apresenta à moça, que na verdade é Rafa vestido de mulher, para Ernestina. Mosca e Binho contam a Pata, Cris e Bia sobre o plano. Chico convida Felícia para comer um lanche e Ernestina fica enciumada. No hospital, Carol se diverte com as crianças que Fernando cuida. Leticia vai ao encontro da amiga e a moça apresenta o médico para a mulher. Junior liga para Carol e a moça conta que foi acompanhar Leticia no hospital e que está com Dr. Fernando e as crianças.
Na mansão, Carmen questiona o sobrinho sobre o homem que a noiva do rapaz estava conversando na rua. Junior explica para a tia e a vilã irrita o rapaz. Marta passeia com Tati e Vivi. A irmã da pequenina percebe o interesse da mulher na chiquitita. Na cozinha, Ernestina observa Felícia e Chico. Cris, Pata e Bia entram no local e o cozinheiro apresenta a falsa mulher para as órfãs. Marta deixa as pequeninas em casa, Tati entra primeiro no orfanato e Vivi pede para conversar com a moça. A pequenina diz a Marta que sabe que a mulher quer adotar sua irmã, mas que as duas nunca irão se separar. Na sala, Ernestina faz diversas perguntas a Felícia e as crianças ajudam Rafa a responder as questões da zeladora. Por um descuido, o garoto deixa aparecer o tênis e Ernestina descobre a farsa. Zangada, a zeladora cobra satisfação dos pequeninos e de Chico. O cozinheiro tenta acalmar Ernestina e a zeladora sai chorando da sala. As crianças confessam a Chico que Ernestina ficou com ciúmes de Felícia. No jardim, Tati fala a Vivi que gostou do passeio com Marta e sua irmã fica pensativa. Ernestina vai à sala de Cintia e conta sobre a brincadeira que as crianças fizeram com ela. A diretora acalma a funcionária e as duas são interrompidas por Vivi. A pequenina conta a Cintia sobre as intenções de Marta em adotar Tati. Cintia tenta aconselhar Vivi a deixar a irmã ser adotada e diz sobre o sonho de Tati em ter uma família. A diretora diz que será a melhor decisão, pois assim Cícero não terá contato com a pequenina. A órfã afirma que ninguém ira separá-la da irmã.
(*) edição do SBT, Novela “Chiquititas”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Chiquititas gira em torno do orfanato Raio de Luz, que carrega em sua história um grande segredo envolvendo a família e o dono do orfanato, Dr. José Ricardo Almeida Campos. Em um período anterior à novela, exatos treze anos, sua filha Gabriela se apaixonou e ficou grávida de Miguel, filho de Valentina, empregada da casa dos Almeida Campos. Pouco depois, José Ricardo sequestrou sua neta, pois, como um homem conservador, ele não aceitava a ideia de que sua filha se envolvesse com um empregado. Como sua neta, Milena, apelidada como Mili, precisava de um lugar para morar, ele comprou um casarão e fundou um orfanato, o Raio de Luz. Mili cresceu lá com outras garotas que chegaram posteriormente: Bia, Ana, as irmãs Tati e Vivi, e Cris. Ao decorrer dos anos, elas se tornam uma família. Elas são supervisionadas por Ernestina, zeladora do orfanato, e Chico, o cozinheiro amado pelas internas. Sofia, ex-governanta da família Almeida Campos, é a diretora do lugar, até que Carmem, irmã de José Ricardo, entre em seu lugar. Chegam ainda mais órfãos: Pata, Mosca, Binho e Rafa, que viviam nas ruas antes de entrarem na instituição. Pata e Mili tornam-se amigas rapidamente, enquanto Mosca, Binho e Rafa são os primeiros garotos a entrar no abrigo. As crianças sem-teto foram ajudadas por uma doce e bela garota que tocam e mudam a vida delas, assim como as das garotas órfãs.