Resumo novela “Chiquititas” 22/12: no capítulo 334(*) da novela “Chiquititas”, resumo de sexta-feira, 22 de dezembro, Mosca, Binho e Thiago jogam futebol no pátio do orfanato. Carmen chega ao pátio e leva uma bolada no nariz, que fica roxo. A vilã fica nervosa por achar que quebrou o nariz. Miguel fica com medo que Gabriela esteja namorando o rapaz com quem estava no parque, que é Armando. Miguel não sabe que Gabriela está sem memória e pensa se chamar Sofia. Também não sabe quem é Armando e que ele finge ser Miguel. Carmen diz para Matilde que precisam instalar câmaras de segurança no orfanato para inibir que Miguel volte a entrar no local. Na porta do Raio de Luz, Pata pergunta se Duda está interessando em Marian. Duda diz que saiu com ela apenas como amigo.
Pata alerta o garoto (por quem está apaixonada) que desde que Marian chegou ao orfanato muitas confusões e brigas aconteceram. Miguel segue Gabriela pela rua. Carmen se reúne com as Damas da Caridade e decide montar um campeonato de futebol para arrecadar fundos paras as instituições. A professora da escola vai ao orfanato conversar com Carol sobre o rendimento escolar de Mosca, Rafa, Thiago e Binho. A professora diz que se eles não melhorarem as notas com urgência vão repetir de ano. Miguel tenta conversar com Gabriela, que corre e grita ao avistá-lo.
Após proibir os meninos de jogar futebol, Carmen vai ao orfanato e avisa os meninos que eles precisam treinar todos os dias para fazer parte do time dela, a “Fundação Almeida Campos”. Carmen pede para que os meninos mantenham tudo em segredo, pois Carol não permitiria. Carmen diz para Matilde que quer conquistar todas as crianças para poder conseguir derrubar Carol da direção do orfanato. Carol pede para que Mili ajude os meninos a estudarem para irem bem nas provas. Mili passa exercícios e ensinam os meninos de maneira mais dinâmica e divertida. Carmen conversa com os pequenos para saber se existe algo que Carol nunca tenha feito por eles. Teca diz que nunca ganharam mesada.
(*) edição do SBT, Novela “Chiquititas”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Chiquititas gira em torno do orfanato Raio de Luz, que carrega em sua história um grande segredo envolvendo a família e o dono do orfanato, Dr. José Ricardo Almeida Campos. Em um período anterior à novela, exatos treze anos, sua filha Gabriela se apaixonou e ficou grávida de Miguel, filho de Valentina, empregada da casa dos Almeida Campos. Pouco depois, José Ricardo sequestrou sua neta, pois, como um homem conservador, ele não aceitava a ideia de que sua filha se envolvesse com um empregado. Como sua neta, Milena, apelidada como Mili, precisava de um lugar para morar, ele comprou um casarão e fundou um orfanato, o Raio de Luz.
Mili cresceu lá com outras garotas que chegaram posteriormente: Bia, Ana, as irmãs Tati e Vivi, e Cris. Ao decorrer dos anos, elas se tornam uma família. Elas são supervisionadas por Ernestina, zeladora do orfanato, e Chico, o cozinheiro amado pelas internas. Sofia, ex-governanta da família Almeida Campos, é a diretora do lugar, até que Carmem, irmã de José Ricardo, entre em seu lugar. Chegam ainda mais órfãos: Pata, Mosca, Binho e Rafa, que viviam nas ruas antes de entrarem na instituição. Pata e Mili tornam-se amigas rapidamente, enquanto Mosca, Binho e Rafa são os primeiros garotos a entrar no abrigo. As crianças sem-teto foram ajudadas por uma doce e bela garota que tocam e mudam a vida delas, assim como as das garotas órfãs.