Resumo novela “Chiquititas” 27/12: no capítulo 337(*) da novela “Chiquititas”, resumo de quarta-feira, 27 de dezembro, Carmen e Matilde procuram as respostas da prova em livros para passar para os meninos através das escutas. Na mansão dos Almeida Campos, Valentina, que está em coma, se mexe pela primeira vez e pega na mão de Junior. Os meninos entregam a prova, porém o ponto de Thiago cai no chão. O pequeno inventa que se trata de um aparelho para a audição. Sai o resultado das provas: Mosca, Rafa, Binho e Thiago recuperam as notas. Carmen diz que os quatro agora podem se dedicar ao time de futebol.
Cintia liga para Carmen e conta que Miguel levou Gabriela. Carmen acredita que sabe onde está Gabriela. Na fazenda, Miguel diz que possui certeza que Carmen enviará capangas ao local. Os capangas chegam a fazenda e Gabriela sai correndo. A professora vai até o orfanato falar com Carol sobre Thiago e diz que não sabia que ele tinha problemas auditivos. Bia pede dinheiro emprestado para Ana, que não empresta a quantia. Marian pega o dinheiro de Ana e deixa debaixo da cama da própria garota para induzir que achem que foi Bia.
Ana, ao sentir falta de sua mesada, reclama com as demais chiquititas. Carol questiona Thiago sobre a mentira de usar aparelho auditivo. Os capatazes ligam para Carmen e dizem que não há ninguém na fazenda. Miguel e Gabriela entram na fazenda. Carol briga com os meninos e com Ernestina, que na verdade é Matilde disfarçada. Matilde diz que foi forçada por Carmen a colaborar com meninos. Os chiquititos ficam de castigo. Carol vai até a mansão dos Almeida Campos falar que a atitude de Carmen quase resultou na expulsão do colégio. Carmen expulsa Carol de sua mansão aos berros.
(*) edição do SBT, Novela “Chiquititas”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Chiquititas gira em torno do orfanato Raio de Luz, que carrega em sua história um grande segredo envolvendo a família e o dono do orfanato, Dr. José Ricardo Almeida Campos. Em um período anterior à novela, exatos treze anos, sua filha Gabriela se apaixonou e ficou grávida de Miguel, filho de Valentina, empregada da casa dos Almeida Campos. Pouco depois, José Ricardo sequestrou sua neta, pois, como um homem conservador, ele não aceitava a ideia de que sua filha se envolvesse com um empregado. Como sua neta, Milena, apelidada como Mili, precisava de um lugar para morar, ele comprou um casarão e fundou um orfanato, o Raio de Luz. Mili cresceu lá com outras garotas que chegaram posteriormente: Bia, Ana, as irmãs Tati e Vivi, e Cris. Ao decorrer dos anos, elas se tornam uma família. Elas são supervisionadas por Ernestina, zeladora do orfanato, e Chico, o cozinheiro amado pelas internas. Sofia, ex-governanta da família Almeida Campos, é a diretora do lugar, até que Carmem, irmã de José Ricardo, entre em seu lugar. Chegam ainda mais órfãos: Pata, Mosca, Binho e Rafa, que viviam nas ruas antes de entrarem na instituição. Pata e Mili tornam-se amigas rapidamente, enquanto Mosca, Binho e Rafa são os primeiros garotos a entrar no abrigo. As crianças sem-teto foram ajudadas por uma doce e bela garota que tocam e mudam a vida delas, assim como as das garotas órfãs.