Resumo novela “O Outro Lado do Paraíso” 22/11: no capítulo 027(*) da novela “O Outro Lado do Paraíso”, resumo de quarta-feira, 22 de novembro, Sophia vai embora do hospício vitoriosa. Clara é carregada pelos enfermeiros. Beatriz observa, horrorizada. Samuel entrega a Sophia o texto copiado e assinado por Clara e diz que arcará com os custos da publicação do livro do médico. Renato pergunta a Sophia sobre Clara, ela mente que não tem falado com ela. Sophia diz a Lívia que Clara não volta mais e que Tomaz agora é dela.
Gael volta de viagem e se surpreende ao ver Lívia com Tomaz e pergunta por Clara. Lívia conta que Clara saiu de casa e mostra o bilhete. Gael decide procurar por Josafá. Ele garante que não sabe da neta, e se preocupa quando Gael diz que ela foi embora e deixou o filho. Gael acusa Renato de ter ajudado Clara a fugir e os dois brigam. Gael comenta com Lívia que acha estranho o sumiço de Clara e pergunta se ela levou o rosário. Sophia diz a Renato que Clara deixou apenas um bilhete de despedida. Sophia manda Amaral providenciar a papelada para ter a guarda compartilhada do neto com Gael.
Josafá e Mercedes vão à casa de Sophia. Mercedes enfrenta Sophia e diz que ela será castigada por tudo o que fez. Beatriz instrui Clara a não tomar os remédios para não ficar dopada. As duas tornam-se amigas. Gustavo dá a guarda de Tomaz a Gael e Sophia. Sophia e Rato expulsam Josafá do bar. Ele esbraveja e cospe em Sophia. Josafá recolhe suas coisas para sair de casa e ameaça Sophia. Rato colocar fogo no bar de Josafá.
(*) edição da Rede Globo, Novela “O Outro Lado do Paraíso”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
A trama “O Outro Lado do Paraíso” tem duas fases e se inicia no Tocantins. A primeira fase, ambientada no ano de 2007, apresenta a professora Clara (Bianca Bin), uma jovem órfã de mãe e inocente quando se trata de assuntos amorosos, que vive com o avô, o dono de bar Josafá (Lima Duarte) no Jalapão. Ela conhece Gael (Sergio Guizé), um herdeiro de uma família decadente de Palmas, e acaba se apaixonando por ele. No entanto, Clara sofre por seu temperamento explosivo e extremamente machista, mas acaba sendo aconselhada por Sophia (Marieta Severo), sua sogra, a ser compreensiva. A relação das duas esconde uma ambição pelas terras de Josafá, onde fora descoberto uma mina de esmeraldas desativada, na qual nem ele nem a neta possui o menor interesse em explorar, após uma tragédia que vitima o pai de Clara e filho de Josafá, Jonas (Eucir de Souza). Sophia, mulher dominadora, interesseira, ardilosa e falsa, arma um plano para se livrar de Clara, acabando por internar a nora numa clínica por 10 anos.
A segunda fase, nos dias atuais, apresenta Clara tentando fugir da clínica psiquiátrica, sem entender como foi parar ali, mas descobre foi vítima de um grande golpe, tendo como única amiga no local a misteriosa Beatriz (Nathalia Timberg). No local, reencontra o médico Renato (Rafael Cardoso), um amigo apaixonado por ela, que irá ajudá-la em seu plano de vingança contra sete pessoas: Sophia, Gael, a sensual e perigosa cunhada Lívia (Grazi Massafera), o juiz Gustavo (Luís Melo) e sua esposa Nádia (Eliane Giardini), o psiquiatra Samuel (Eriberto Leão) e o delegado Bernardo (Flávio Tolezani), ao mesmo tempo que tenta reencontrar o filho Tomaz (Vitor Figueiredo), criado pelo pai e pela avó, alguns dos algozes de Clara.