Resumo novela “Sortilégio” 12/12: no capítulo 042(*) da novela “Sortilégio”, resumo de terça-feira, 12 de dezembro, Maria José se desculpa com Vitória, mas diz que Bruno uma vez já tentou matar o irmão e tem certeza que ele está por trás do desaparecimento de Alessandro. Vitória se nega a acreditar que Bruno seja capaz de coisas tão monstruosas. Bruno, ao saber que Raquel quer se divorciar de Roberto por que está apaixonada por Ulisses e espera um filho dele, se oferece para ajudá-la a conseguir o divórcio, mas em troca quer que ela peça a impugnação do testamento de Antonio Lombardo. Maria José é informada que as autoridades deram por encerrada as buscas de Alessandro e Fernando e que o corpo de Juventino, o homem que Bruno foi procurar, também não foi encontrado.
Vitória diz a Kátia que tem certeza que foi ela quem contou a Bruno sobre a viagem de Alessandro e Fernando. Ela nega a participação e Vitória diz que espera que esteja sendo sincera, pois do contrário seria culpada da possível morte de Alessandro e de seu irmão. Bruno dá dinheiro a Ulisses para que continue seu relacionamento com Raquel. O advogado informa Maria José que já está divorciada de Alessandro Lombardo e diz que isso é uma boa notícia por que Raquel entrou com um pedido de impugnação do testamento de Antonio Lombardo e o que ela herdou do marido ficará fora da nova repartição de bens. Chorando, Maria José diz ao pai que é muito provável que Alessandro esteja morto.
(*) edição do SBT, Novela “Sortilégio”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
A trama conta uma história de enganos e traições, onde o ódio que Bruno sente por seu meio-irmão Alessandro, o leva a planejar sua morte só para se tornar herdeiro de sua fortuna. Vitória teve um caso com o amigo de seu marido Samuel, Antonio Lombardo, resultando no nascimento de gêmeos: Bruno e Raquel. Antonio também teve um filho, Alessandro, com sua esposa Adriana. Depois de seus respectivos cônjuges morreram, Vitória e Antônio começaram um relacionamento e se casaram. No entanto, eles não disseram a seus filhos que eram meio-irmãos, já que revelaria suas infidelidades. Em vez disso, criaram seus filhos que reconhecerem-se mutuamente como meio-irmãos. Os anos passam, e Bruno vem a ser um homem irresponsável que não respeita as leis. Alessandro, por outro lado, é muito responsável.
Antonio prefere Alessandro a Bruno, e decide que Alessandro deve herdar seu dinheiro quando morrer. Antonio e Vitória vão á uma reunião na escola de Bruno sobre seu comportamento, e lhe é dito que ele foi expulso. Enquanto eles estão deixando o local, eles começam uma discussão e distraído, Antonio prende suas muletas em um buraco. Vitória que está brava com ele por causa de seus argumentos, continua andando e não ajuda o marido. Quando Antonio tenta se libertar, um homem em uma motocicleta se choca contra ele, causando a morte de Antonio. Vitória torna-se novamente viúva. Algum tempo depois, Fernando, amigo de Alessandro, se apaixona por Vitória, mas seu amor não pode acontecer por causa da diferença de idade.