Os brinquedos infantis costumam estar sempre pra lá e pra cá, no jardim, Esse ciclo, aparentemente inevitável, pode ser muito maléfico para as crianças, que não diferenciam os objetos limpos ou sujos e acabam suscetíveis à doenças e infecções. Com isso, é importante lembrar de higienizar os brinquedos a cada 15 dias, evitando complicações relacionadas à saúde.
A limpeza é fundamental para que a brincadeira seja segura e saudável, além de aumentar a vida útil dos brinquedos. Cada tipo de material merece um cuidado diferente. Uma boa dica é convidar a criança para participar da higienização, assim é possível ensinar sobre a necessidade de cuidar dos próprios pertences.
Para o doutor Gustavo Prado, pneumologista do Instituto do Coração (Incor), quem tem alergia ou asma, deve ter poucos enfeites, carpetes, cortinas e brinquedos de tecido em casa, uma vez que esses materiais acumulam poeira.
Confira como higienizar os diferentes tipos de materiais
Plástico ou borracha
Coloque os brinquedos de molho em água morna com vinagre ou detergente. Em seguida esfregue a sujeira.
Brinquedos com apito (exceto eletrônicos)
Lave com um pouco de água e sabão. Não os coloque de molho ou em água corrente, porque podem parar de fazer barulho.
Metal
É preciso ter cuidado em não deixar a peça úmida, pois ela pode enferrujar. Para limpar, utilize pano com álcool, para que a umidade evapore mais rápido.
Brinquedos de banho
Para evitar mofo e fungos, após a hora do banho seque os brinquedos cautelosamente e tire-os do banheiro, pois o ambiente continua úmido por muito tempo.
EVA
Utilize um pano umedecido em água ou álcool. É preciso secar bem, de preferência ao sol, para evitar manchas e fungos.
Do Portal do Governo SP