No feriado prolongado em homenagem ao Dia do Trabalho, comemorado na próxima terça-feira, 1º de maio, as instituições da Secretaria da Cultura do Estado terão muitas atividades para o público, que também poderá desfrutar da gratuidade nos museus paulistas.
Há diversas exposições temporárias em cartaz e atividades gratuitas para todas as faixas etárias e gostos. Confira abaixo algumas das opções de passeios e clique para ver a programação completa no site da Secretaria da Cultura de SP.
Museus
O Museu da Imagem e do Som – MIS celebrará o Dia do Trabalho com filmes e fotografia sobre o tema. A “Mostra 1º de Maio” apresentará uma seleção de longas que mostram o trabalhador como figura central de tramas clássicas, em fases diferentes da história da sociedade. Com entrada gratuita, a mostra traz filmes como ‘Tempos modernos’, de Charlie Chaplin, ‘São Paulo S.A.’, de Luís Sérgio Person, e ‘Braços cruzados, máquinas paradas’, de Sérgio Toledo Segall e Roberto Gervitz.
O MIS estará aberto no dia 28 de abril (sábado), das 12h às 21h, e nos dias 29 (domingo) e 1º de maio (terça-feira), das 11h às 20h. Na terça, a entrada é gratuita. No dia 30 (segunda-feira), o museu estará fechado.
No dia 29 de abril (domingo), às 16h, a Pinacoteca terá apresentação da Camerata Cantareira, orquestra de cordas da Faculdade Cantareira, sob direção de Marcelo Jaffé. O repertório contemporâneo inclui música de concerto, música brasileira e obras especialmente escritas para o grupo.
Litoral
Na Baixada Santista, a programação durante o feriado terá o Museu do Café, em Santos, com a exposição itinerante “Estação da Língua Portuguesa”, que mostra acervos do Museu da Língua Portuguesa (atualmente em reconstrução). A instituição estará aberta nos dias 28 e 29 de abril (sábado e domingo) e 1º de maio (terça-feira).
Bibliotecas
A Biblioteca de São Paulo terá programação para todas as idades. No sábado (28), bebês e crianças com idade entre seis meses e quatro anos poderão participar, às 11h, da atividade “Lê no Ninho”, que estimula a leitura por meio de livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Das 11h às 13h, os visitantes podem aproveitar o “Jogos para todos!”, com oficina de xadrez e partidas entre os participantes – pessoas com deficiência visual podem utilizar tabuleiros adaptados.
Na Biblioteca Parque Villa-Lobos, os visitantes poderão aproveitar os últimos dias da “Exposição-caderno: Villa-Lobos 2015-2017”, de Rubens Matuck, com reproduções do caderno de viagem que o artista elaborou durante suas idas ao Parque Villa-Lobos entre 2015 e 2017. Todas as atividades das bibliotecas são gratuitas e não é necessário realizar inscrição para participar.
Teatro
Na Oficina Cultural Oswald de Andrade, o público poderá conferir, no dia 28 de abril, às 18h, o espetáculo “Famintos”, que levanta o questionamento: qual a função do artista na atualidade? Já no dia 30 de abril, às 19h, e no dia 1º de maio, às 18h, o espaço apresenta o espetáculo “Muro”, do Coletivo Favela em Cena, em que dois pichadores contam histórias de diversos personagens da periferia com muito bom humor e poesia, embalados por discotecagem ao vivo.
Todos os espetáculos são gratuitos. A Oficina estará aberta nos dias 28 (sábado) e 30 (segunda-feira) de abril e 1º de maio (terça-feira). No dia 29 (domingo), o espaço não abre.
Do Portal do Governo SP