Agência FAPESP – A edição de 2018 do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) está com inscrições abertas até 13 de julho de 2018. O certificado é o único com reconhecimento oficial do governo brasileiro, exigido por universidades brasileiras para ingresso na graduação e na pós-graduação e, internacionalmente, aceito como comprovação de competência em língua portuguesa por empresas e instituições de ensino.
O exame, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e aplicado no Brasil e em outros países, outorga o certificado de acordo com o nível de proficiência demonstrado, nas classificações “Intermediário”, “Intermediário Superior”, “Avançado” e “Avançado Superior”.
Segundo o Inep, o exame tem uma parte escrita, que avalia a compreensão oral e escrita, e a produção escrita em língua portuguesa; e uma parte oral, que avalia o desempenho na compreensão e produções orais em língua portuguesa.
A proficiência na língua é avaliada a partir do desempenho do participante em tarefas (parte escrita) e em uma interação face a face (parte oral) que exigem compreensão escrita e/ou oral, além de produção escrita e/ou oral. Isso inclui práticas de uso da língua portuguesa que possam ocorrer no cotidiano de um estrangeiro que pretende interagir em português.
As provas serão realizadas de 1º a 4 de outubro, sendo que o período matutino do dia 1º é reservado para aplicação da parte coletiva do exame a todas as pessoas inscritas. No período da tarde, será iniciada a aplicação da parte individual do exame.
As inscrições devem ser feitas no .
Mais informações: .