Agência FAPESP – A FAPESP lançou uma nova chamada de propostas para apoiar a realização de estágios de pesquisa em universidades italianas. A oportunidade está aberta na modalidade Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior ().
A chamada foi publicada no âmbito do memorando de entendimento assinado entre a FAPESP, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Universidade de Bologna, atuando como Secretária Técnica da Rede Italiana de Universidades. O objetivo é estimular a colaboração científica, tecnológica e de inovação entre Brasil e Itália, em todas as áreas do conhecimento.
A FAPESP apoiará exclusivamente estudantes ou pesquisadores formalmente associados a instituições de ensino superior ou de pesquisa, públicas ou privadas, sediadas no Estado de São Paulo e que sejam bolsistas da Fundação.
O estágio de pesquisa na Itália deverá fazer parte do projeto de pesquisa do bolsista FAPESP e o apoio não poderá ser solicitado independentemente. O candidato deve ter um colaborador associado a uma universidade italiana que atuará como supervisor. Dezenove instituições italianas são elegíveis para esta chamada.
As modalidades de bolsas disponíveis são: BEPE – Mestrado, BEPE – Doutorado, BEPE – Doutorado Direto e BEPE – Pós-Doutorado. A concessão da Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior implica a interrupção da Bolsa FAPESP do candidato no Estado de São Paulo, a ser retomada depois que o estudante ou pesquisador retornar da Itália.
O prazo final para submissão de propostas é 31 de julho de 2018. As orientações aos proponentes do Estado de São Paulo estão disponíveis em .
A chamada de propostas está disponível em .