Agência FAPESP – Duas oportunidades de mestrado com bolsa da FAPESP estão disponíveis em um projeto de pesquisa conduzido no Programa de Pós-Graduação em Evolução e Diversidade da Universidade Federal do ABC. O prazo de inscrição vai até 15 de outubro de 2018. As vagas estão vinculadas ao projeto “”.
Em uma das vagas, o projeto a ser desenvolvido pelo estudante envolverá a realização de experimentos in loco para avaliar se a predação especialmente por peixes influenciará o crescimento das esponjas marinhas. É desejável que o candidato tenha experiência em estudos relacionados aos fatores controladores das comunidades marinhas e tenha feito curso de mergulho autônomo.
Para a outra oportunidade, o bolsista trabalhará com o isolamento de bactérias associadas às esponjas marinhas. Fará a identificação e o rastreamento via PCR dos genes PKS tipos I e II e NRPS nessas bactérias. É desejável que o candidato para a vaga tenha experiência em: biologia molecular como extração de ácidos nucleicos, PCR, sequenciamento; bioprospecção de produtos naturais; e ferramentais de bioinformática para análises de genomas bacterianos.
Os interessados devem enviar e-mail para a coordenadora do projeto, a professora ([email protected]), contendo histórico de graduação completo, endereço eletrônico do currículo Lattes atualizado, cartas de motivação e de recomendação de um professor ou orientador da graduação.
Mais informações sobre as vagas disponíveis em e .
Saiba mais sobre as Bolsas de Mestrado da FAPESP em: .
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em .