Novela “Lia” resumo 26/06: no capitulo 001(*) da novela “Lia”(*), terça-feira, 26 de junho, já com idade avançada, Lia observa a terra de Canaã do alto de uma colina. Lá em baixo, Jacó e seus doze filhos tentam salvar um boi atolado. Lia recebe a filha Diná e se recorda de sua mãe. Muitos anos antes, Adinah, mãe de Lia, sofre no parto de Raquel. Com 8 anos, a pequena Lia se preocupa com a mãe, que dá o último suspiro e morre. Labão chega em seguida e não demonstra estar muito afetado com a morte da esposa. Ele vê a filha Lia com o bebê nos braços e se decepciona ao saber que não é um menino.
Lia então acaba perdendo a infância tendo que cuidar da pequena Raquel, sofrendo com a frieza de Labão e seus filhos, Eliabe e Ananias. O patriarca da família compra a serva Zilpa, que inicia uma amizade com Lia. Zilpa é violada por Eliabe. Lia e a serva se unem para sobreviver naquele ambiente. Dezessete anos se passam. Raquel acusa Zilpa injustamente, revelando-se uma mulher interesseira e mentirosa. Lia, inconformada, tenta defender a serva. Raquel tem um pretendente, Saul, mas ela apenas brinca e se diverte com ele, levianamente. Lia tenta orientar a irmã, mas Raquel gosta de usar seus encantos para provocar os homens.
Labão adora imagens pagãs e Lia tenta alertar Raquel dizendo que apenas Deus deve ser adorado, conforme sua mãe ensinou. Ao falar sobre o pretendente Saul com Lia, Raquel diz merecer algo melhor. Enquanto Lia defende Zilpa, Raquel não demonstra a mesma compaixão pela serva. Naquele dia Raquel tem um encontro que mudaria suas vidas. Ela vai até o poço e encontra Jacó, na companhia de outros pastores, entre eles o Pretendente Saul. Jacó se encanta com sua beleza. Ele e Raquel se apaixonam. Saul reage indignado e questiona Jacó.
(*) edição da Rede Record, Novela “Lia”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse – Theo Becker e Susana Alves interpretam o casal Labão e Laila. Pai de Lia e Raquel, Labão é um homem grosseiro e violento. Ele preza mais o dinheiro e inferioriza a figura feminina. Sua esposa Laila é uma mulher rude e sofre com o comportamento violento do marido. Madrasta das filhas de Labão, ela trata Lia como uma serva.