Novela “Os Dez Mandamentos” resumo 12/02: no capitulo 145 (*) da novela “Os Dez Mandamentos”, segunda-feira, 12 de fevereiro, Oseias diz acreditar que Corá passa informações para os feitores e pede para Miriã e Joquebede tomar cuidado com ele. Bezalel surpreende a todos ao dizer que parte do pagamento das joias que confeccionou será para o seu casamento com Deborah. Bina mais uma vez destila veneno contra a irmã Safira e diz que Ahmós jamais vai deixa-la em paz.
Corá se encontra com Yunet e conta para a mãe de Nefertari que o poder de Moisés está mesmo no cajado. Deus fala novamente com Moisés e diz que a praga dos piolhos cessou. A voz diz ainda que o coração de Ramsés continua endurecido e pede que Moisés vá novamente ao encontro do faraó. Os egípcios ficam aliviados com o final da praga dos piolhos. Henutmire procura Paser e diz que está preocupada com o ego de Ramsés. Paser pede à princesa tentar falar com o faraó. Ikeni anuncia a Ramsés a chegada de Moisés. Radina fica encantada com a presença do pastor. Leila diz a Gahiji que o faraó deve libertar os hebreus a qualquer preço. Chibale faz uma visita a Bezalel e conta para o amigo as dificuldades que os egípcios têm passado desde que as pragas começaram.
Meketre se surpreende com a visita de Bak. O rapaz é recebido com festa por Hori, Meryt e Tais, mas deixa Meketre assustado com a visita repentina. Henutmire vai até o quarto de Nefertari e diz que precisam conversar. A princesa tenta convencer a falar com o faraó e deixa Nefertari irritada. Moisés pede mais uma vez a Ramsés que liberte o seu povo, caso contrário o reino será invadido por moscas. O faraó ri da cara de Moisés e diz que não irá ceder. Os dois têm um momento de nostalgia e conversam amigavelmente. Ramsés, no entanto, diz para Moisés que, se ele não parar com as pregas, será obrigado a matá-lo.
Moisés explica para Ramsés que os acontecimentos não dependem dele e que foi apenas escolhido por Deus para liderar o povo. O rei entende que Moisés busca a libertação dos hebreus e pede que ele suma. Moisés conta que a teimosia do rei terá graves consequências aos egípcios e sai. Henutmire diz que o dever de Nefertari é zelar pelo reino e aconselha a convencer Ramsés a ceder o pedido de Moisés. Apuki observa indignado a obra paralisada e Jairo comenta que o rei deve tomar uma providência o quanto antes. Bak perde a coragem de falar na frente de todos que é filho de Meketre.
O comerciante inventa que o menino apareceu para buscar o pagamento da joia feita por Bezalel e Tais nem desconfia. A sós, Meketre lamenta a situação de Bak, mas afirma que não há como ter certeza de que é pai dele por causa da profissão de Karen. Revoltado, Bak explode e avisa que Meketre pode ficar tranquilo, já que nunca mais irá encontrá-lo. Paser informa Ramsés que muitos egípcios estão na porta do palácio esperando uma palavra do rei para que os aliviem. Meketre explica para Ramsés que o Egito está passando por problemas sérios, porém o faraó diz que saberá resolver todos eles.
Ikeni e Bakenmut são ordenados a conter as pessoas que estão fora do palácio. Paser e Meketre concordam que Ramsés deveria ir acalmar o povo. Ahmós, Apuki e Jairo cobram dos oficiais uma atitude contra os hebreus. Ramsés discursa para o povo, tranquilizando-os e afirma que as pragas acabaram, pois os deuses são mais poderosos. Sem causar desconfiança, Corá é falso com Moisés e descobre que outra praga estar por vir. Ramsés repreende Meketre ao vê-lo insinuando que o rei deveria permitir a ida dos hebreus para o deserto. Nefertari sugere que o marido dê um fim na vida de Moisés e acabe com o tormento que os egípcios estão vivendo.
Aoliabe descobre que Bak procurou Meketre e conta que o menino deveria ter dito a verdade para a esposa dele. Arão questiona como foi a conversa de Moisés com Ramsés. Henutmire alerta o rei que o conflito está trazendo sofrimento para todos e pede que o irmão autorize a partida dos hebreus. Yunet encoraja Corá a pegar o cajado de Moisés para que evitem o início da nova praga. Ramsés avisa Henutmire que jamais será derrotado por escravos e tem o poder de acabar com Moisés, deixando-a temerosa. Leila se surpreende ao descobrir que Bezalel e Deborah estão noivos. Deborah fica radiante ao ver Eliseba, Inês, Miriã e Joquebede comemorando a notícia do noivado. Uri assume que preferia ver Bezalel morto a se casar com uma escrava e leva um tapa no rosto de Leila.
Arrependida por ter agredido o marido, Leila é consolada por Hur. Moisés deixa Arão assustado ao revelar que foi ameaçado de morte por Ramsés. Hur procura Uri para forçar o filho a entender que Bezalel é adulto e pode tomar as próprias decisões. Ramsés comunica Paser que outra praga irá surgir e ordena que o sacerdote agrade os deuses para afastar o caos do Egito. Abiú enfrenta Apuki e Eldade o apoia. Irado, o feitor acerta uma chicotada em Eldade. Oseias se coloca no caminho de Apuki e também é alvo do chicote. Joquebede avista a truculência do feitor e pede que ele pare. No momento em que Apuki se prepara para agredir Joquebede, Oseias o enfrenta novamente, deixando o clima tenso.
(*) edição da Rede Record, Novela “Os Dez Mandamentos”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
“Os Dez Mandamentos” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela RecordTV, tendo sua primeira temporada exibida entre 23 de março e 23 de novembro de 2015 em 176 capítulos, substituindo Vitória, e sendo substituída pela reprise de Rei Davi. A segunda temporada foi produzida pela Casablanca e exibida de 04 de abril a 04 de julho de 2016 em 66 capítulos, substituindo a reprise de Sansão e Dalila e sendo substituída por A Terra Prometida.