Novela “Tempo de Amar”: Lucinda (Andreia Horta) se joga na frente de um carro, mas fica decepcionada ao perceber que Inácio (Bruno Cabrerizo) não caiu em seu jogo. A vilã reclama com sua Tia Emília (Françoise Forton) por Inácio abandoná-la. Emília defende Inácio e suspeita que a vilã provocou um acidente. Lucinda a questiona e diz que a tia nunca engoliu seu casamento por pura inveja. A tia fala que pessoas como Lucinda, que se julgam acima do bem e do mal, são capazes das piores crueldades em nome do que chamam de amor. Reinaldo (Cássio Gabus Mendes) chega no meio da discussão e tenta acalmar os ânimos, mas sua irmã pede para que ele providencie uma ambulância e leve a filha para a casa dela em São Vital, pois não quer mais a moça em sua casa.
Fonte Rede Globo – nos próximos capítulos da novela “Tempo de Amar”, Teodoro liga para o jornalista Marcel e inventa uma história sobre Vicente. Vicente despede-se de Carolina. Geraldo visita Nicota. Lucinda se irrita quando Inácio decide sair de casa. Carolina garante a Emília que não existe mais nada entre ela e Vicente. Lucerne aconselha Inácio sobre a índole de Lucinda. Celina estranha ao ver Artur usando um relógio de ouro. Bernardo sente-se culpado por Reinaldo estar passando por dificuldades financeiras. Helena flagra Giuseppe com Gilberte e o expulsa de casa. Maria Vitória tem um mau pressentimento e comenta com Celeste. Izabel conta a Padre João que foi destratada por Delfina. Henriqueta vê Fernão trancar a esposa em casa e corre para ajudá-la. Tereza chega apressada na Quinta e José Augusto impede Fernão de falar com sua filha. Giuseppe implora que Helena o perdoe. Alzira se desespera ao ver os funcionários do negócio de geleias em sua casa. Maria Vitória lê a matéria de Marcel.
Nicota tenta acalmar Maria Vitória. Giuseppe pede que Helena o deixe voltar para casa. Pepito teme ter prejuízo na venda das geleias. Vicente decide convidar Carolina para jantar com Maria Vitória. Eunice sente-se mal e Celeste desconfia. Conselheiro decide comprar o chalé de Reinaldo, mas exige que Bernardo não revele sua identidade. Fernão entrega a carta adulterada de Inácio para Henriqueta. Delfina discute com Tereza. Macário desiste de contar para José Augusto o plano de Fernão. Pepito culpa Alzira pela possível falência da família. Lucerne recebe Lutero Padilha no cabaré e pede que Inácio jogue com ele. Teodoro vê Vicente com Maria Vitória e Carolina no restaurante. Padilha revela a Inácio que o conhece. Teodoro se desentende com Vicente e acaba expulso do restaurante. Padilha conta para Inácio sobre Mariana.
Inácio sente-se mal e conta para Lucerne que deseja voltar para Portugal. Lucinda ofende Emília e é obrigada a deixar a casa da tia. Natália tenta consolar Helena. Celeste desconfia que Eunice esteja grávida. Eunice afirma a Celeste que não contará sobre sua gravidez para Reinaldo. Lucerne dá o dinheiro para Inácio comprar sua passagem para Portugal. Tomaso e Natália fogem do restaurante onde estavam jantando sem pagar a conta. Alzira não aceita abandonar a sociedade no negócio da geleia. Celina vê Artur com uma caneta de alto valor e desconfia. Conselheiro questiona Vicente sobre seu casamento. Tereza volta para a casa de Fernão. José Augusto pede que Delfina não deixe Fernão destratar Tereza. José Augusto pede que Henriqueta fique perto de Mariana enquanto ele estiver no Brasil. Inácio compra uma passagem no próximo navio para Portugal e mente para Lucinda sobre a data do embarque.
Inácio garante a Lucinda que irá a Portugal. Celeste decide inaugurar sua nova casa. Conselheiro diz a Bernardo que dará o chalé de Petrópolis a Vicente e Maria Vitória. Pepito e Celina se preocupam com a greve de funcionários. Conselheiro se entristece com a ausência de Celeste. Celina e Balbina pensam em vender as geleias no recital de mulheres do Grêmio Cultural. Leonor e Gregório conspiram contra Lucinda. Emília aconselha Inácio a não se despedir de Lucinda. Reinaldo pensa em Eunice. José Augusto pede que Delfina leve Tereza para se despedir dele. Fernão é rude com Izabel. José Augusto exige que Izabel permaneça na Quinta durante sua viagem ao Brasil. Olímpia permite que Celina e Balbina vendam geleias após o recital. Lucinda manda Gregório usar uma arma para impedir Inácio de partir para Portugal.
Lucinda ameaça Gregório para que ele cumpra sua ordem. Celina e Olímpia apresentam o recital no Grêmio Cultural. Isolina repreende Eunice por não querer contar para Reinaldo sobre sua gravidez. Balbina comemora a venda de suas geleias. Pepito ameaça Alzira para que ela deixe a sociedade. Vicente e Maria Vitória namoram no pátio da pensão. Olímpia se incomoda quando Conselheiro sugere que ela se case com Edgar. Reinaldo procura Eunice. Tomaso implora que Helena perdoe Giuseppe. Reinaldo afirma a Emília que Eunice está lhe escondendo alguma coisa. Lucinda sofre por causa de Inácio. Helena perdoa Giuseppe. Celeste recebe flores de Conselheiro. Lucinda implora que Inácio desista de sua viagem. José Augusto se despede de todos na Quinta. Inácio se despede de Lucerne. Justino leva Inácio ao cais. José Augusto embarca para o Rio de Janeiro.
Izabel observa Delfina e acaba sendo expulsa da Quinta. Fernão sai à noite, e Tereza desconfia. Firmino leva Izabel para falar com Padre João, que sugere que ela vá morar com Henriqueta. Fernão procura Delfina. Lucinda manda Gregório ir ao cais para encontrar Inácio. Maria Vitória entrega a Helena o dinheiro que recebeu como indenização por sua passagem perdida. Conselheiro faz uma doação para o Grêmio Cultural. Helena encerra sua dívida com Lucerne. Maria Vitória vai com Celeste escolher seu vestido de noiva. Celina vende as geleias na rua com Pepito. Gregório avisa a Lucinda que Inácio mentiu sobre o dia de seu embarque. Celina convence Alzira a se desculpar com Pepito. Edgar critica um artigo escrito por Olímpia, e os dois terminam o namoro. Pepito sente ciúmes da festa que seus funcionários fazem para Alzira. Passa-se um mês. Vicente busca as alianças de casamento. José Augusto reencontra Maria Vitória.
José Augusto e Maria Vitória se abraçam. Vicente mostra a Conselheiro as alianças de casamento. Celina pede que Pepito seja mais tolerante com Alzira. José Augusto revela a Maria Vitória que Inácio está vivo e casado no Brasil. Lucinda fica furiosa por não receber nenhuma notícia do marido. Maria Vitória pensa em Inácio. Alzira descobre que Artur é herdeiro de uma grande fortuna. Artur repreende Edgar por ter se afastado do jornal por causa de Olímpia. Lucinda visita Maria Vitória. Vicente convida Olímpia para ser sua madrinha de casamento. Eunice pede que Celeste a ajude a encontrar outro médico para acompanhar sua gravidez. Reinaldo e Emília estranham o interesse de Lucinda pela filha de Celeste. Maria Vitória avisa a Celeste que José Augusto está no Rio de Janeiro. Alzira decide fazer um jantar para Artur, e Bernardo se preocupa. Maria Vitória conta para Vicente o que descobriu sobre Inácio. Inácio chega a Portugal. José Augusto devolve a Maria Vitória o medalhão de sua avó.
Maria Vitória conta para José Augusto sobre Vicente e Celeste. Conselheiro sugere que Vicente convide José Augusto para um jantar em sua casa. Padre Lúcio conta para Inácio que Henriqueta se mudou para Morros Verdes. Maria Vitória cobra uma explicação de José Augusto por tê-la afastado de Celeste. Inácio reencontra Henriqueta. Alzira fica furiosa ao saber que José Augusto está no Brasil. Vicente conhece José Augusto. Lucinda finge se importar com Emília. Inácio conhece Izabel, e descobre que Lucinda o afastou de Maria Vitória. Padre João revela a Inácio que Mariana tem seu nome no registro de nascimento. Fernão desconfia que Delfina esteja planejando contra ele. Geraldo conta para Celina sobre a chegada de José Augusto. Celeste incentiva Maria Vitória a passear com o pai. Inácio encontra Fernão. Angélica leva Mariana até Inácio, que se emociona ao pegar a filha nos braços.
Inácio leva Mariana para a casa de Henriqueta, e Tereza estranha que Delfina não o tenha impedido. Lucinda é falsa com Carolina ao vê-la chegar à casa de Emília. Reinaldo vê Eunice saindo do hospital e se preocupa. Alzira proíbe Celina de se aproximar de José Augusto. Bernardo sugere que Pepito transfira o negócio das geleias para um galpão, e Alzira se desespera com o possível afastamento de Balbina. Maria Vitória pede que José Augusto volte para Portugal com ela e Vicente. Carolina fala com Vicente e Artur sobre a vontade de fazer um recital no Grêmio Cultural. Lucerne pensa em como encontrar alguém que a ajude com as contas do cabaré. Inácio cuida de Mariana com a ajuda de Firmino e Angélica. Izabel conta para Padre João que Delfina não suporta a filha de Maria Vitória. Macário interrompe seu acordo com Fernão. Vasco avisa a Fernão que Delfina o espera na Quinta. Celina desconfia do jantar que Alzira deseja promover para Artur. Teodoro faz acusações a Conselheiro para outros políticos. José Augusto é apresentado a Lucerne.