Ajudar pessoas com deficiência a encontrarem oportunidades no mercado de trabalho é a principal função do PADEF (Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência). Com ele, esse público pode contar com um atendimento especializado para que não se sintam discriminados.
O programa, administrado pela Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho – SP, funciona desde 1995 nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) e nas unidades Poupatempo. A ideia, dessa forma, é oferecer uma equipe preocupada em intermediar e garantir essas vagas específicas.
“O PADEF é mais do que um programa de apoio. Não se trata apenas de uma oportunidade, de um salário, mas de enxergar além, porque todo profissional tem algo importante a oferecer. A inclusão é necessária e enriquece os ambientes de trabalho e a sociedade”, explica o secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Cícero Firmino da Silva.
Empresas
A iniciativa também atua junto às empresas. Além de captar oportunidades de emprego, são realizadas palestras para gestores e colaboradores sobre contratação e integração da pessoa com deficiência, pré-seleção de candidatos e orientação para elaboração do plano de trabalho.
Para o gerente do setor de Seguro-Desemprego da SERT, Miguel Sanchez, por mais que o Estado esteja auxiliando a progredir com esse cenário, ainda são necessárias grandes mudanças na sociedade, sobretudo, por parte das empresas. “Ainda existem empresas procurando abrir vagas mais preocupadas com a cota do que propriamente abrir as portas para qualquer tipo de cidadão, seja pessoa com deficiência ou não”, explica.
O PADEF, portanto, auxilia essas entidades a cumprirem a lei que determina cotas de 2% a 5% para contratação de pessoas com deficiência, bem como conscientizar sobre a importância de integrá-los na equipe.
Candidato
O trabalho do programa consiste em cadastrar, selecionar, orientar e encaminhar essas pessoas para cursos ou vagas abertas no mercado. Para isso, é utilizado o Emprega São Paulo, sistema online e gratuito de intermediação de mão de obra.
“As vagas surgem de acordo com o perfil do trabalhador. Há muitas pessoas com deficiência qualificadas para trabalhar nas organizações. Fazemos os esclarecimentos para que as empresas possam abrir o leque de opções e contem com esses serviços”, comenta a supervisora do programa, Luana Mariano.
Podem procurar o serviço pessoas com deficiência a partir de 14 anos de idade, beneficiários reabilitados do INSS e empresas de todos os segmentos. Desde 2011, o PADEF ofereceu 227 mil vagas e já inseriu 7,6 mil cidadãos no mercado de trabalho, sendo que só neste ano 78 pessoas já conseguiram uma oportunidade.
Do Portal do Governo SP