Agência FAPESP – Uma posição de pós-doutorado com bolsa da FAPESP está disponível para o projeto “”, apoiado pela FAPESP no âmbito do Programa Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE). O prazo de inscrição se encerra no dia 31 de julho de 2018.
Segundo os responsáveis pelo projeto, o bolsista desenvolverá, testará e aplicará novas abordagens de modelagem para simulação de plantações de crescimento rápido acopladas a ciclos de água-carbono e crescimento de árvores em escala regional, usando sensoriamento remoto e outros conjuntos de dados de grandes medidas, como dados de torre de fluxo.
O candidato selecionado também irá parametrizar um modelo de crescimento florestal baseado em processos existentes para plantações de eucalipto e explorar o potencial de séries temporais de imagens de sensoriamento remoto (MODIS, Landsat) e assimilação de fluxos de dados de medições de campo para restringir o modelo em escala regional.
Vários laboratórios e instituições colaboram no projeto, como o Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) e o Instituto de Computação da Unicamp, a Embrapa Meio Ambiente, a Universidade Federal de Minas Gerais, o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da USP e o instituto francês Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad).
O candidato deve ter doutorado em Ciência do Sistema Terrestre, Ecofisiologia, Silvicultura ou disciplina relacionada. Exigem-se para a vaga, entre outros, experiência anterior em modelagem baseada em processos de crescimento de vegetação ou modelos complexos similares, conhecimento prático de linguagens de codificação (C++, Matlab, R, Fortran, etc.) e experiência com análise de dados de sensoriamento remoto.
As candidaturas devem ser encaminhadas por e-mail para o professor coordenador do projeto, ([email protected]), com cópia para o gerente de projetos do Nipe, Johinislan Prates ([email protected]), incluindo “Projeto FAPESP 2014/50715-9 pós-doutorado” na linha de assunto. Junto ao e-mail devem ser anexados uma carta explicando suas experiências profissionais, um curriculum vitae e duas cartas de recomendação.
Mais informações sobre a vaga: .
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em .
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em .