Agência FAPESP – Uma vaga de pós-doutorado com bolsa da FAPESP está disponível no Projeto Temático “”, conduzido na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp. A inscrição deve ser feita até 16 de abril de 2018.
A oportunidade está vinculada ao Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN) e o projeto é coordenado pelo professor .
Como parte de suas atividades, o bolsista de pós-doutorado realizará a simulação de processos integrados de produção de bioetanol 1G-2G em simulador Aspen Plus associado à análise técnico-econômica.
O projeto também abrange o estudo da purificação do glicerol residual da produção de biodiesel e a avaliação térmica desse composto. Além disso, o bolsista irá determinar parâmetros e analisar modelos de catálise heterogênea e biocatálise na produção de biodiesel.
Os candidatos devem ter título de doutor obtido há no máximo sete anos, no país ou no exterior. A vaga exige experiência em análise de dados de equilíbrio de fases (equilíbrio líquido-vapor, equilíbrio líquido-líquido-vapor e equilíbrio líquido-líquido) e modelos termodinâmicos, além de experiência comprovada em atividades como análises físico-químicas e instrumentais e em experimentos em escala laboratorial e/ou em planta piloto em processos de interesse do projeto (bioetanol, biodiesel e biocompostos).
Para se inscrever, o candidato deve enviar currículo para o e-mail [email protected]. O assunto do e-mail deve incluir o texto “PD – Process Engineering” com um arquivo anexado (pdf) de no máximo 2 MB.
A seleção será baseada no currículo dos candidatos contendo experiência comprovada nos tópicos requeridos por meio de publicações na área e no potencial de contribuição para a área do Projeto Temático. O candidato receberá um e-mail informando se ele foi indicado ou não para a bolsa de pós-doutorado.
Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em .
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em .
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em .