Agência FAPESP – Um projeto conduzido no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo oferece uma oportunidade de pesquisa na área de Geofísica, com bolsa de pós-doutorado da FAPESP. A oportunidade está vinculada ao “”, que é coordenado pela professora . O prazo de inscrição se encerra no dia 3 de setembro de 2018.
O objetivo do projeto de pesquisa é desenvolver um sistema de gerenciamento de florestas urbanas. O bolsista investigará o sistema radicular, exposto e não exposto, criando parâmetros para tomada de decisão do risco de queda de árvores. O estudo proposto se baseará no uso e validação da técnica não destrutiva do radar (Ground Penetrating Radar – GPR) para avaliação qualitativa e quantitativa do sistema radicular e estudo da morfologia externa e anatomia de raízes.
O candidato deve ter doutorado em Geofísica e comprovar experiência profissional ou acadêmica por meio de publicações com temas relacionados ao uso de GPR. Competências em inglês e conhecimento em métodos eletromagnéticos são desejáveis.
As inscrições acompanhadas de uma carta de apresentação e curriculum vitae devem ser submetidas por meio de e-mail enviado para [email protected]. Mais informações sobre a vaga: .
A vaga de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em .
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em .