Agência FAPESP – Está disponível uma vaga de pós-doutorado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, com Bolsa da FAPESP, junto ao Projeto Temático “”. A inscrição deve ser feita até 20 de fevereiro de 2018.
O projeto faz parte do programa e é coordenado pelo professor .
Segundo o pesquisador, o projeto tem como objetivo “o monitoramento de longo prazo de ecossistemas naturais de referência em biomas ameaçados, visando acumular o conhecimento necessário sobre a dinâmica florestal para a adequação das ações de conservação e restauração da diversidade vegetal”. O trabalho será realizado no Laboratório de Silvicultura Tropical do Departamento de Ciências Florestais da Esalq.
Os candidatos devem ter experiência prévia em: ecologia e manejo de florestas tropicais; inventários florestais e identificação botânica de espécies arbóreas na Amazônia e Mata Atlântica; monitoramento da dinâmica de populações e comunidades vegetais; avaliação de impacto do manejo; e análise de dados utilizando o software R, especialmente utilizando a abordagem de seleção de modelos mistos.
Devem, ainda, ter obtido o grau de doutor em área correlata ao projeto há menos de sete anos e é desejável experiência docente, artigos publicados em periódicos revisados por pares, entre outros requisitos.
O candidato selecionado, além de coletar e analisar dados de regeneração florestal em parcelas permanentes, entre outras responsabilidades, também ministrará uma disciplina no Programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais da Esalq, relacionada ao tema “Manejo de uso múltiplo em florestas tropicais”.
Os interessados deverão enviar e-mail ao professor Vidal ([email protected]), com cópia para Andréia Moreno ([email protected]). No e-mail devem ser anexados a planilha que está no anexo 2 do , curriculum vitae em formato PDF, carta de apresentação de uma página, plano de ensino da disciplina a ser ministrada e duas cartas de referência.
Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em .
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em .
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em .