Agência FAPESP – A edição de 2018 do Prêmio Zayed de Sustentabilidade está com inscrições abertas até 9 de agosto. O prêmio é concedido a organizações que demonstram iniciativas de destaque, avaliando a inovação, impacto e inspiração de soluções de desenvolvimento sustentável.
O fundo total de prêmio de US$ 3 milhões é distribuído em cinco categorias: Saúde, Alimentos, Energia, Água e Escolas de Ensino Médio de todo o mundo. O vencedor de cada categoria receberá US$ 600 mil.
A categoria Saúde é voltada para organizações que trabalham com foco na melhoria à saúde materna e neonatal ou no combate às epidemias e doenças causadas pela poluição e produtos químicos perigosos.
Em Alimentos, serão avaliadas organizações empenhadas em acabar com a fome e desnutrição, em garantir a sustentabilidade dos sistemas de produção de alimentos, em aumentar a produtividade agrícola e em promover a diversidade de sementes e da população animal.
Na categoria Energia, poderão participar organizações que têm como objetivos a garantia de segurança energética, acesso universal a serviços de energia confiáveis, modernos e acessíveis, melhoria da eficiência energética, expansão da infraestrutura e atualização da tecnologia que fornece energia para todos.
As organizações que se candidatarem na categoria Água devem estar ativas na melhoria da qualidade de água, no saneamento e eficiência no uso da água, na proteção de ecossistemas relacionados à água e na participação da comunidade.
Por último, a categoria Escolas de Ensino Médio em Todo o Mundo está aberta para escolas com ideias para projetos nas áreas de saúde, alimentação, energia ou água. As escolas participantes do prêmio precisam mostrar como o projeto de sustentabilidade pode melhorar a escola e a comunidade ao redor.
O processo de avaliação consiste de três etapas. Na primeira, uma empresa internacional de pesquisa e análise realizará as verificações necessárias em todas as propostas. Em seguida, o comitê de seleção avaliará e pontuará as inscrições para criar uma lista de finalistas para passar para a última etapa do processo. Esta será feita por um júri, que se reunirá pessoalmente com os finalistas e selecionará os vencedores em cada categoria.
Os interessados em participar poderão ver os detalhes da inscrição pelo .
Os vencedores serão anunciados em uma cerimônia de premiação durante a Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi em 14 de janeiro de 2019.
O prêmio foi lançado em 2008 com o nome Prêmio Zayed Future Energy. Ele foi criado por líderes dos Emirados Árabes com o objetivo de incentivar e fortalecer a inovação em energias renováveis e honrar o fundador, o xeique Zayed bin Sultan Al Nahyan. Em 2013, o professor José Goldemberg, presidente da FAPESP, foi um dos premiados, na categoria Lifetime Achievement.
Em 2018, o prêmio comemora seu 10º aniversário e adota uma nova direção estratégica para atender a rápida evolução das prioridades globais de sustentabilidade, tornando-se o Prêmio Zayed de Sustentabilidade.
Mais informações: .