Previsão do tempo no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra na Mantiqueira, segundo o CPTEC/INPE, na quinta-feira (31/05), o tempo seguirá estável e sem condição para chuva no Vale do Paraíba. O sol predominará entre poucas nuvens e a tarde será de baixa umidade relativa do ar. As temperaturas seguirão sem variações significativas. Pela madrugada e manhã, haverá condições para formação de névoa úmida e seca no Vale do Paraíba.
Tendência para os próximos dias:
Na sexta-feira (01/06), o tempo seguirá estável e sem condição para chuva no Vale do Paraíba. O sol predominará entre poucas nuvens e a tarde será de baixa umidade relativa do ar. As temperaturas seguirão sem variações significativas.
No sábado (02/06), a tendência é ocorra um aumento da nebulosidade e a chuva volte em alguns municípios da Região, principalmente a partir da noite, devido a chegada de uma frente fria. No Litoral Norte ocorrerão chuvas isoladas. As temperaturas seguirão sem variações significativas.
No domingo (03/06), a tendência é de tempo fechado, com muitas nuvens e chuva isolada no Vale do Paraíba. No Litoral Norte as chuvas serão mais persistentes ao longo do dia. As temperaturas sofrerão uma queda significativa. No final da manhã de domingo, o mar ficará agitado no Litoral Norte, com ondas entre 2 e 3 metros de altura.
Previsão do tempo CPTEC/INPE/MCTI
—
O CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) é o passaporte do Brasil para o primeiro mundo das previsões meteorológicas. Com o novo supercomputador (CRAY XT6), recém adquirido, será possível ao Centro melhorar a resolução espacial dos modelos de previsão de tempo, de clima sazonal, ambiental (qualidade do ar) e de projeções de cenários de mudanças climáticas. O CPTEC já vem aperfeiçoando seus modelos para que o novo supercomputador também possa gerar previsões com mais dias de antecedência, além de prever chuvas e eventos extremos com maior confiabilidade.
O cluster UNA com 1100 processadores tem capacidade de processar até 5.7 trilhões de operações aritméticas em ponto flutuante por segundo. Tudo isso, significa possibilidade de utilizar modelos numéricos para simulação de tempo e clima, integrando informações atmosféricas e oceânicas. O resultado disso são previsões de tempo confiáveis, para todo o país.