Agência FAPESP – Um projeto de pesquisa conduzido no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) oferece duas oportunidades com bolsas da FAPESP. O prazo de inscrição se encerra no dia 11 de outubro de 2018. As vagas estão vinculadas ao projeto “”, coordenado pelo professor .
O projeto conta com equipe constituída por grupo multidisciplinar de pesquisadores participantes do Ipen e de diversas instituições brasileiras. O objetivo do projeto é a investigação de novos materiais e métodos para aplicação na área da saúde. Os pesquisadores envolvidos no projeto atuam em diversos campos do conhecimento e aplicam distintas metodologias em suas investigações.
Uma das vagas é de pós-doutorado e se destina a desenvolver projeto específico, com o tema “Estudo da Interferência de Radiofármacos na Neuroimunomodulação em Animais de Laboratório”.
O bolsista selecionado atuará na área de neuroimunomodulação para a padronização de modelos tumorais para testes em radiofármacos no Centro de Biotecnologia do Ipen.
É fundamental para a vaga ter conhecimento e ou experiência prévia em síntese de nanoestruturas por métodos químicos e caracterização de nanopartículas magnéticas, difração de raios X e interações hiperfinas. É desejável que o candidato tenha algum conhecimento em caracterização por técnicas físicas (microscopia eletrônica de transmissão e de varredura, difração de nêutrons e outras).
A outra vaga é para jovem pesquisador na área de neuroimunomodulação, que atuará na padronização de modelos tumorais para testes em radiofármacos no Centro de Biotecnologia do Ipen. A pesquisa deverá estar voltada ao tema de padronização de modelos tumorais para testar radiofármacos, inicialmente aplicados a tumores prostáticos.
É recomendável que o candidato possua doutorado em Farmacologia, Fisiologia, Imunologia ou Veterinária, com forte histórico de publicação e bom desempenho em inglês falado e escrito. Além disso, é desejável que o candidato tenha experiência comprovada em Boas Práticas de Laboratório (BPL), técnicas de imageamento; manutenção e avaliação do crescimento de células tumorais; cirurgia em roedores; estudos de interação social em roedores; RT-PCR para estudos qualitativos da expressão de genes; técnicas neuroquímicas em modelos animais.
As inscrições podem ser feitas por e-mail para [email protected]. No caso da vaga para pós-doutorado, o candidato deve colocar o título “Bolsa – PD Institutos – CRPq” e anexar currículo Lattes, impressão das páginas do MyCitation (Google Scholar) e Web of Science e plano de trabalho, em português ou inglês, com no máximo cinco páginas. Para a vaga de jovem pesquisador, o título do e-mail deve ser “Bolsa – JP – IPEN”, e devem ser anexados currículo Lattes e diploma de doutorado.
Mais informações sobre as vagas: e .
O candidato selecionado para jovem pesquisador receberá bolsa da FAPESP no valor de R$ 8.152,20 mensais e isenta de imposto de renda, com duração de 24 meses. O projeto Jovem Pesquisador selecionado, revisado por pares, poderá receber um Auxílio à Pesquisa, conforme descrito em .
A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, ele poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em .
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em .