Resumo novela “Chiquititas” 07/02: no capítulo 367(*) da novela “Chiquititas”, resumo de quarta-feira, 07 de fevereiro, em casa, Junior mostra algumas fotos da família para Gabriela, com o objetivo de ajudá-la a lembrar de algo. Gabriela reconhece um menino em uma das fotos. Junior explica que aquele é Miguel e que ele sempre gostou muito dela. Carmen aterroriza Valentina e diz: “Ainda bem que você voltou para essa casa desse jeito, era isso ou você nunca seria bem-vinda aqui de volta, afinal você sabe demais”. Na escola, Mosca fala para Janu que gosta dela como amigo. Janu, revoltada, o chama de idiota e sai. No banheiro, Janu conta o que aconteceu para Bel e não percebe que Cris ouve tudo. Cris conta para Mili, Bia e Marian que ouviu Janu dizendo que beijou Mosca, que ele terminou tudo com ela e que esse foi seu primeiro beijo. Gabriela cuida de Valentina e promete estar ao seu lado nesse momento difícil. Carmem e Matilde conversam.Janjão e Tatu debocham de Janu por ela ter levado um fora de Mosca. Janu tira satisfações com Mosca, que, sem entender, diz que não falou nada pra ninguém.
Fernando vai ao orfanato conversar com Carol e aproveita para agradá-la com um ramalhete de flores. Carmem presencia a cena e diz: “Bonito hein, traindo meu sobrinho com o médico”. Carol nega e lembra que a própria Carmem o contratou como médico oficial do orfanato. Duda e Marian almoçam juntos, Carmem chega e aproveita para começar a colocar seu novo plano em prática. Elogia Marian, pede para o sobrinho a levar mais vezes em casa e apresenta a menina para Gabriela.
No orfanato, as meninas recriminam o fato de Mosca ter beijado Janu e depois terminado tudo com ela. Janu procura Janjão e pede para voltar a ser da turma dele, pois não quer mais ficar com as crianças do orfanato. Janjão permite. Janu diz que irá fazer tudo o que quiserem contra o pessoal do orfanato. Ana, Teca, Tati, Binho, Neco e Thiago continuam espionando Helena (Elaine Cristina), a “Vizinha da Sétima Casa”. Assim que a mulher sai de casa para estender roupa no varal, as chiquititas repararam que ela também estende roupas de criança. Janjão, Tatu, André e Janu pressionam Bel para ela parar de falar com os chiquititos e voltar para turma.
Janu manda Bel escolher entre ela e Rafa. Bel implora para que ela não faça isso. Janu entende e explica tudo aos meninos, que concordam após Janu piscar para Janjão. No pátio, Mili se recorda de quando ouviu Mosca revelar a Rafa que beijou Janu e de sua conversa posteriormente com Mosca na cozinha. Mosca vai ao encontro de Mili e pergunta se ela também pensa como as outras meninas em relação a Janu. Mili diz que foi muita mancada. Ele explica que não fez por mal, que após o beijo percebeu que não gostava dela e que se importa com o que pensa sobre ele. As crianças decidem conversar com Helena e perguntam se ela mora com alguma criança. A mulher não gosta de ser espionada, mas responde que lava roupa para fora e que mora na casa sozinha.
(*) edição do SBT, Novela “Chiquititas”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Chiquititas gira em torno do orfanato Raio de Luz, que carrega em sua história um grande segredo envolvendo a família e o dono do orfanato, Dr. José Ricardo Almeida Campos. Em um período anterior à novela, exatos treze anos, sua filha Gabriela se apaixonou e ficou grávida de Miguel, filho de Valentina, empregada da casa dos Almeida Campos. Pouco depois, José Ricardo sequestrou sua neta, pois, como um homem conservador, ele não aceitava a ideia de que sua filha se envolvesse com um empregado. Como sua neta, Milena, apelidada como Mili, precisava de um lugar para morar, ele comprou um casarão e fundou um orfanato, o Raio de Luz. Mili cresceu lá com outras garotas que chegaram posteriormente: Bia, Ana, as irmãs Tati e Vivi, e Cris. Ao decorrer dos anos, elas se tornam uma família. Elas são supervisionadas por Ernestina, zeladora do orfanato, e Chico, o cozinheiro amado pelas internas. Sofia, ex-governanta da família Almeida Campos, é a diretora do lugar, até que Carmem, irmã de José Ricardo, entre em seu lugar. Chegam ainda mais órfãos: Pata, Mosca, Binho e Rafa, que viviam nas ruas antes de entrarem na instituição. Pata e Mili tornam-se amigas rapidamente, enquanto Mosca, Binho e Rafa são os primeiros garotos a entrar no abrigo. As crianças sem-teto foram ajudadas por uma doce e bela garota que tocam e mudam a vida delas, assim como as das garotas órfãs.