Resumo novela “Chiquititas” 09/02: no capítulo 369(*) da novela “Chiquititas”, resumo de sexta-feira, 09 de fevereiro, Mili encontra o sinal da rosa em sua cama e vai falar com o fantasma (Miguel), ele explica que terá de ir embora, porque a Ernestina quase o pegou. Miguel olha para Mili e vê o colar. Miguel fica atônito e explica que o colar se parece muito com o que ele deu a uma pessoa especial. Eles se abraçam e ele chora. Ao olharem as fotos da casa sete no computador, as crianças enxergam a sombra de uma criança. Fernando e Carol falam sobre o ciúme de Junior. As crianças pedem ajuda com a vizinha a Fernando. Os meninos tramam um plano contra os vizinhos. Fernando vai até a casa sete, se apresenta e pergunta se ela mora com mais alguém. A vizinha o trata mal, fecha o portão e entra. Sozinho, Miguel conclui que Mili é sua filha e de Gabi.
Miguel liga para Junior e combina de se encontrarem a noite. Carmem ouve escondida e descobre o endereço onde Miguel está. Eduarda está feliz que voltou a morar no apartamento de Maria Cecília, mas se irrita ao perceber alterações no lar, como as fotos dela que foram tiradas para colocar no lugar as do casal. Samuca presenteia Vivi com um colar que na verdade é uma invenção nova que ajuda a afinar e embelezar a voz da chiquitita, enquanto canta. Vivi agradece ao amigo. Ana, Tati, Teca e Neco estanham a aparição de alguém na foto que tiraram na janela da “Vizinha da Sétima Casa”, Helena. Chico instrui as crianças a pararem de suposições sobre a vizinha. Maria Cecília e Tobias voltam pra casa e se deparam com as mudanças feitas por Eduarda, que colocou suas fotos espalhadas pelo apartamento.
Clarita sonha que Carol é sua fada madrinha e a aconselha na escolha entre Beto e Francis. Mili diz para Maria que o “Fantasma”, que na verdade é Miguel, saiu dos porões do orfanato por ser um lugar perigoso. Os capangas de Carmen capturam Miguel antes que ele consiga falar com Junior. Rafa tenta falar com Bel na escola, mas a menina não conversa com ele. Rafa diz para Janjão, Tatu e André que sabe que foram eles que armaram pra ele se desentender com Bel. O garoto diz para eles aparecerem na sala de teatro se tiverem coragem. Cícero diz que Eduarda pediu demissão no bar. Shirley releva ao namorado que brigou com Eduarda porque estava com ciúme dela com ele. Cícero presenteia Shirley, que está se sentindo triste por brigar injustamente com Eduarda, com um anel de compromisso.
(*) edição do SBT, Novela “Chiquititas”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Chiquititas gira em torno do orfanato Raio de Luz, que carrega em sua história um grande segredo envolvendo a família e o dono do orfanato, Dr. José Ricardo Almeida Campos. Em um período anterior à novela, exatos treze anos, sua filha Gabriela se apaixonou e ficou grávida de Miguel, filho de Valentina, empregada da casa dos Almeida Campos. Pouco depois, José Ricardo sequestrou sua neta, pois, como um homem conservador, ele não aceitava a ideia de que sua filha se envolvesse com um empregado. Como sua neta, Milena, apelidada como Mili, precisava de um lugar para morar, ele comprou um casarão e fundou um orfanato, o Raio de Luz.
Mili cresceu lá com outras garotas que chegaram posteriormente: Bia, Ana, as irmãs Tati e Vivi, e Cris. Ao decorrer dos anos, elas se tornam uma família. Elas são supervisionadas por Ernestina, zeladora do orfanato, e Chico, o cozinheiro amado pelas internas. Sofia, ex-governanta da família Almeida Campos, é a diretora do lugar, até que Carmem, irmã de José Ricardo, entre em seu lugar. Chegam ainda mais órfãos: Pata, Mosca, Binho e Rafa, que viviam nas ruas antes de entrarem na instituição. Pata e Mili tornam-se amigas rapidamente, enquanto Mosca, Binho e Rafa são os primeiros garotos a entrar no abrigo. As crianças sem-teto foram ajudadas por uma doce e bela garota que tocam e mudam a vida delas, assim como as das garotas órfãs.