Resumo novela “Chiquititas” 13/08 : no capítulo 500(*) da novela “Chiquititas”, resumo de segunda-feira, 13 de agosto, Vivi e Tati tomam café da manhã na casa de Shirley e contam para Cícero que adoraram passar o dia lá. Carol explica para Junior que voltou a trabalhar no orfanato para ficar próxima das chiquititas e tomar conta delas. Junior diz ter certeza que a ideia de colocá-la como faxineira foi da tia, Carmen. Janjão, Marian, Tatu e Janu ficam irritados com a publicação da matéria. Eduarda acha que Maria Cecília precisa procurar um médico devido o agravamento de seu TOC. Tamires e Tábata levam a mãe, Gilda, até o Café Boutique.
A mulher conhece os namorados da filha, Beto e Francis. Na escola, Mosca exige uma nova eleição para um grêmio que não seja corrupto. Junior conta para Gabriela que Carmen colocou Carol como faxineira do orfanato. Junior diz que acha que está perdendo o grande amor de sua vida. Começa a votação do novo Grêmio. Andreia vai até o orfanato. Gilda tenta falar com Maria Cecília, mas percebe que a ex-esposa de Tobias está com comportamento frio. O Grêmio da chapa SuperAção, das chiquititas, vence as eleições.
Carol pede para Andreia, que está na direção com Cintia e Carmen, controlar Diego, que está sujando todo o orfanato. Carmen diz que se o garoto sujar, ela que limpe tudo novamente. Carol sai da diretoria e escuta Carmen e Cintia rindo dela. Bia conta que está torcendo para Geraldo adotá-la. Neco visita Lúcia mais uma vez e percebe que a menina continua sonolenta ao tomar vários remédios. Neco anota o nome dos medicamentos para descobrir para que eles servem.
(*) edição do SBT, Novela “Chiquititas”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Chiquititas gira em torno do orfanato Raio de Luz, que carrega em sua história um grande segredo envolvendo a família e o dono do orfanato, Dr. José Ricardo Almeida Campos. Em um período anterior à novela, exatos treze anos, sua filha Gabriela se apaixonou e ficou grávida de Miguel, filho de Valentina, empregada da casa dos Almeida Campos. Pouco depois, José Ricardo sequestrou sua neta, pois, como um homem conservador, ele não aceitava a ideia de que sua filha se envolvesse com um empregado. Como sua neta, Milena, apelidada como Mili, precisava de um lugar para morar, ele comprou um casarão e fundou um orfanato, o Raio de Luz.
Mili cresceu lá com outras garotas que chegaram posteriormente: Bia, Ana, as irmãs Tati e Vivi, e Cris. Ao decorrer dos anos, elas se tornam uma família. Elas são supervisionadas por Ernestina, zeladora do orfanato, e Chico, o cozinheiro amado pelas internas. Sofia, ex-governanta da família Almeida Campos, é a diretora do lugar, até que Carmem, irmã de José Ricardo, entre em seu lugar. Chegam ainda mais órfãos: Pata, Mosca, Binho e Rafa, que viviam nas ruas antes de entrarem na instituição. Pata e Mili tornam-se amigas rapidamente, enquanto Mosca, Binho e Rafa são os primeiros garotos a entrar no abrigo. As crianças sem-teto foram ajudadas por uma doce e bela garota que tocam e mudam a vida delas, assim como as das garotas órfãs.