Resumo novela “Chiquititas” 16/02: no capítulo 374(*) da novela “Chiquititas”, resumo de sexta-feira, 16 de fevereiro, Armando chega ao Café Boutique para buscar Érika. Na cadeia, Ernestina conversa com uma presa e diz que por enquanto continuará se passando por Matilde, pois assim conseguirá dar uma lição na irmã. Carmen chega ao Orfanato e pede para Carolina desocupar o escritório, pois ela irá entrevistar as candidatas para a vaga da Ernestina. Carol pede para ajudar a analisar as candidatas, após muita insistência Carmen permite. As candidatas chegam, entre elas, a mãe do Janjão. Matilde (que finge ser Ernestina) recebe a visita de Chico. Ela insinua que a Carmen armou para ela e pede para Chico conseguir um advogado e cuidar da Brunilda em sua ausência. As Chiquititas vão à loja de fantasias. Vivi pede a fantasia mais cara e mais bonita da loja.
Mili pede para Vivi não gastar tanto dinheiro com isso. Vivi a ignora. Carolina e Carmen continuam as entrevistas. Matilde volta para a cela comendo os bolinhos que Chico a deu e provoca Ernestina. As duas brigam. Vivi fica deslumbrante na fantasia escolhida e Marian a observa. Eduarda diz a Maria Cecília que sente falta de conversar com ela. Elas falam sobre Tobias. Maria Cecília comenta que o marido é desorganizado e isso a incomoda um pouco. Tati se encontra com Cícero. Ele a presenteia com uma fantasia de princesa. As meninas veem a fantasia de Tati e Vivi pergunta onde ela conseguiu. Tati mente que uma amiga da escola a emprestou. Duda vai ao Orfanato entregar um presente que comprou para Marian, mas quando chega encontra Mosca e Marian conversando animadamente. Ele decide entregar o colar para Pata, que adora. Helena, a vizinha da casa sete, chega ao Orfanato para a entrevista. As crianças ficam apavoradas. Eduarda bagunça toda a casa para colocar a culpa em Tobias.
No Café Boutique, Armando vai visitar Érika. Clarita o atende. Teca conta para Marian que Duda presenteou Pata com um colar. Marian vai atrás de Pata e fala que o presente era para ela. Helena vai bem na entrevista com Carmen, mas Carol não gosta do jeito frio dela. Armando arruma confusão no Café Boutique. Junior chega, questiona sua presença e pede que vá embora. Carmen decide contratar Helena e a apresenta a Teca, Binho, Ana, Thiago, Maria e Neco. Maria Cecília chega em casa, se depara com a bagunça e briga com Tobias. No Orfanato, Marian espera todos dormirem para pegar o colar da Pata. No dia seguinte Pata vai pegar seu colar para mostrar a Mili e Cris e não o encontra. Ela diz ter certeza que Marian o pegou e vai atrás dela. Marian nega. Maria mostra o colar e diz que o encontrou caído próximo a cama de Pata.
(*) edição do SBT, Novela “Chiquititas”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Chiquititas gira em torno do orfanato Raio de Luz, que carrega em sua história um grande segredo envolvendo a família e o dono do orfanato, Dr. José Ricardo Almeida Campos. Em um período anterior à novela, exatos treze anos, sua filha Gabriela se apaixonou e ficou grávida de Miguel, filho de Valentina, empregada da casa dos Almeida Campos. Pouco depois, José Ricardo sequestrou sua neta, pois, como um homem conservador, ele não aceitava a ideia de que sua filha se envolvesse com um empregado. Como sua neta, Milena, apelidada como Mili, precisava de um lugar para morar, ele comprou um casarão e fundou um orfanato, o Raio de Luz. Mili cresceu lá com outras garotas que chegaram posteriormente: Bia, Ana, as irmãs Tati e Vivi, e Cris. Ao decorrer dos anos, elas se tornam uma família. Elas são supervisionadas por Ernestina, zeladora do orfanato, e Chico, o cozinheiro amado pelas internas. Sofia, ex-governanta da família Almeida Campos, é a diretora do lugar, até que Carmem, irmã de José Ricardo, entre em seu lugar. Chegam ainda mais órfãos: Pata, Mosca, Binho e Rafa, que viviam nas ruas antes de entrarem na instituição. Pata e Mili tornam-se amigas rapidamente, enquanto Mosca, Binho e Rafa são os primeiros garotos a entrar no abrigo. As crianças sem-teto foram ajudadas por uma doce e bela garota que tocam e mudam a vida delas, assim como as das garotas órfãs.